Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Com a intenção de melhorar o sistema de sanidade e defesa agropecuária em todo o País, foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 30, o Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Araguaia, praça dos Girassóis, e contou com a presença de secretários estaduais e diversas autoridades.

Em discurso, o presidente do Fórum, Altino Rodrigues Neto, lembrou a importância do fortalecimento do Sistema de Defesa Agropecuária do País para a economia mundial e o papel do Fonesa nesta conquista. "Temos que continuar preparando nosso cenário para que o agronegócio continue sendo a solução para nossa balança comercial", completou o presidente do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, dizendo que o Tocantins segue como exemplo para todo o País, com avanços consideráveis na área.

Para o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - Humberto Camêlo, o Fonesa tem contribuído significativamente para as melhorias do sistema de defesa agropecuária e no Tocantins a reunião também será exitosa. "Somos nós que vivenciamos a realidade do campo e a nós compete acompanhar e avaliar as políticas e as diretrizes nacionais de desenvolvimento das ações", disse.

O secretário de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, representando o governador Marcelo Miranda, ratificou a relevância da agropecuária no processo de desenvolvimento dos estados e do País e relembrou a potencialidade tocantinense para a área.

Depois da abertura, foram apresentadas palestras sobre as "Potencialidades do Tocantins", com o secretário Roberto Jorge Sahium; o Projeto "Inovação, Tecnologia para Defesa Agropecuária", com Regina Lúcia Sugayama; o "Formulário digital para captação de dados", por Altamiro Faleiro Júnior e ainda sobre o "Programa Informatizado da Adapec", por Vagner Cassol.

Entrega de carros

Na ocasião, dezesseis novos veículos foram entregues pelo Governo do Estado à Adapec. Nove Fiat Unos e uma camionete foram adquiridos com recursos oriundos de convênio firmado com o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com contrapartida do Governo Estadual. Outras cinco camionetes e um caminhão baú foram comprados com verba do tesouro estadual. Ao todo, foram investidos R$ 918 mil.

Os automóveis serão distribuídos aos escritórios da Adapec, em diversas regiões do Estado, e intensificarão as ações de fiscalização, inspeção, defesa e sanidade agropecuária.

Programação do Fonesa

Local: Auditório do Hotel Victória Plaza

ÁREA VEGETAL

Dia - 30/10/2008

14h às 18h Apresentação e discussão das Tabelas de Trânsito de Citros sobre as pragas quarentenárias A2 (Greening, Pinta Preta, Cancro Cítrico, Morte Súbita, Mosca Negra dos Citros e Mosca da Carambola) elaboradas pelos Estados

Dia 31/10/2008

9h às 11h Encaminhamento de propostas dos Estados para o DSV-MAPA atualizar e realizar ajustes na legislação federal de citros e proposta de criação do Manual harmonizado de Procedimentos Fiscais para o trânsito interestadual.

11h às 12h Assuntos Gerais

12h30min Encerramento.

ÁREA ANIMAL

Dia - 30/10/2008

14h às 15h Padronização do período das campanhas de vacinação contra a febre aftosa nos Estados.

15h às 16h Discussão da questão da vigilância sanitária nas granjas avícolas com 10% de mortalidade.

16h às 17h Proposição de um novo formato para a certificação de propriedades com bovinos – modelo B (Minas Gerais).

17h às 18h Visão da Indústria sobre o mercado de vacinas

Dia - 31/10/2008

9h às 10h - Implementação das medidas de mitigação de risco de BSE pelos Estados e ampliação da rede de diagnósticos (recomendações do Encontro Técnico sobre BSE realizado em Curitiba).

10h às 12h Assuntos Gerais

12h30min Encerramento.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec