Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Rejane Costa/ASCOP

Cerca de mil pequenos produtores rurais de Palmas contarão com a ajuda dos tratores da Patrulha Mecanizada para o preparo de suas lavouras. Na tarde desta quarta-feira, 30, às 15h, os 23 tratores que executarão serviços de gradagem e aragem partem para as 31 associações de produtores nas seis regiões rurais do município. O ponto de partida será em frente ao Ginásio Ayrton Senna.

O programa Patrulha Mecanizada é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, e atende prioritariamente pequenos produtores da agricultura familiar com o preparo de no máximo dois hectares com direito a duas gradagens no terreno.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clemente Barros, serão disponibilizadas 5000 horas/máquinas. "É importante ressaltar que todos os atendimentos irão obedecer à legislação ambiental. Já nos reunimos com presidentes de associações e os operadores de máquinas no sentido de orientá-los para o melhor aproveitamento dessas horas máquinas e o cuidado com as estradas vicinais e os córregos", destacou Barros, enfatizando que há uma preocupação em proteger os mananciais que abastecem a Capital.

Os trabalhos da Patrulha serão realizados nas comunidades de Buritirana, Projeto Assentamento Entre Rios, Três Penas, Veredão, Estiva, Nova Aliança, Mato Verde, São Silvestre, Taquaruçu, São João I, Francisco Galvão, Vale da Serra, Tiúba, Taquari, Brejo Comprido, Jaú IV e VI, Taquaruçu Grande, Coqueirinho, Santa Fé, Taquaruçu II Etapa.

Fonte: Ascop