Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Uma reunião para avaliar o andamento do programa Patrulha Mecanizada e o plantio nas áreas preparadas foi realizada na manhã desta segunda-feira, 20, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e presidentes de associações de produtores rurais de Palmas. Na pauta assuntos como mecanização rural, microcrédito e associativismo. O evento contou com a participação do diretor do Banco do Povo, Valdemar do Carmo Pereira e do presidente da Federação das Associações de Produtores Rurais, Marcino Pereira Lima.

“Fomos a campo para saber se as áreas gradeadas já estão sendo plantadas e se o serviço está sendo bem executados”, explica Roberto Campos Pinto, engenheiro agrônomo da Seder. De acordo com o técnico a avaliação foi feita por amostragem nos assentamentos Entre Rios e Sítio. “Fomos a 93 propriedades, destas, 64 já estão com plantio completo nas áreas, 20 realizaram plantio incompleto e nove ainda não plantaram”, informa Campos.

Ainda de acordo com os técnicos a intenção da Seder é trazer o Banco do Povo para o processo produtivo no sentido de viabilizar a aquisição de sementes, adubos e insumos para aqueles pequenos produtores que estão com a área preparada, mas não têm estes recursos em mãos para plantar.

O diretor do Banco do Povo, Valdemar do Carmo, falou aos produtores sobre as linhas de financiamento e como acessá-las. “Deixamos com eles os formulários, a lista de documentação e os contatos para analisar caso a caso e assim ajudá-los a plantar sua produção”, afirmou o diretor.

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais do Vale do Taquaruçuzinho e Mutum, Hudson Terêncio de Souza, todos os presidentes devem se mobilizar para ajudar os associados a produzir. “Nós estamos vendo a preocupação e o interesse dos técnicos em nos ajudar, está na hora de fazer o mesmo lá no campo, principalmente junto àqueles que não plantam”, afirmou o produtor.

Patrulha Mecanizada 

Mais de 540 propriedades já foram atendidas com preparo de solo no ano agrícola 2013/2014, totalizando 1.420 hectares de área preparada e mais de 3 mil horas/máquinas de atendimentos no campo.

O programa Patrulha Mecanizada é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, e atende prioritariamente pequenos produtores da agricultura familiar com o preparo de no máximo dois hectares com direito a duas gradagens no terreno.