Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

Foto: Rafael Carvalho

Através de requerimento dos deputados federais João Oliveira, Moisés Avelino e Eduardo Gomes, a Câmara Federal homenageou os 20 Anos da Criação do Estado do Tocantins, em Sessão Solene, na manhã desta segunda-feira, 3, no Plenário Ulysses Guimarães, no Congresso Nacional, em Brasília.

O secretário de Representação do Estado, Carlos Patrocínio, representou o governador Marcelo Miranda na composição da Mesa. “É um processo que remonta há mais de 200 anos antes do Brasil Império e acabou sendo sacramentado pela Constituinte de 1988”, lembrou Patrocínio.

Os deputados federais requerentes revezaram a presidência da sessão. Também compuseram a mesa o presidente da Fundação Cultural, Júlio César Machado; o prefeito de Rio do Sono e representante da ATM – Associação Tocantinense de Município, Francisco Barbosa Bezerra, o superintendente da CEF – Caixa Econômica Federal, Zaqueu Ribeiro, e o senador tocantinense João Ribeiro .

Após a execução do Hino Nacional, a Casa apresentou um vídeo institucional produzido pelo Governo do Estado do Tocantins. Em seguida, os parlamentares subiram à tribuna relembrando o processo histórico que culminou na separação do Norte do estado de Goiás, atual estado do Tocantins.

No discurso do presidente da Câmara Federal, Arlindo Chinaglia, lido pelo deputado Eduardo Gomes, ele cita que o “artigo 13 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Federal que cria o estado do Tocantins foi aprovado com 367 votos a favor, um contra e 11 abstenções, resultado expressivo que coroou o sonho de várias gerações”.

O deputado federal Mauro Benevides, vice-presidente da Constituinte e ex-senador da República, também se pronunciou na tribuna. “Acertamos ao decidir incluir o artigo 13, da criação do estado do Tocantins, na Constituição Federal”, expressou, referindo-se ao Congresso Nacional.

Os deputados Nilmar Ruiz, José Edmar, Pedro Wilson e Uldorico Pinto também discursaram na tribuna, ressaltando o desenvolvimento do Estado e a atuação de todos os governadores nesses 20 anos.

Durante a solenidade, os artistas tocantinenses Quésia Carvalho e Querém Apuque fizeram uma apresentação de músicas regionais. “Fizemos um pout pourri de quatro composições para mostrar o perfil musical do Estado, de modo cantado e dançado”, explicou a cantora Quésia.

O plenário recebeu 95 alunos da 4ª série do ensino fundamental, de uma escola pública e outra particular, que estão estudando a região Norte, especificamente o estado do Tocantins, e os três poderes da organização política brasileira. “Viemos assistir com o objetivo de aprender mais alguma coisa além da sala de aula”, informou a professora Dalila Portes, da Escola Classe 411 Norte.

O subsecretário de Representação, Antonio Guerra, e os servidores da pasta também assistiram a homenagem.

 

Fonte; Secom