Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Durante sessão ordinária desta terça-feira, 4, o vereador Rilton (PT) cobrou mais uma vez a implantação do Museu do Som e Imagem e Arquivo Público Municipal de Palmas.

Há cerca de três meses o vereador apresentou requerimento neste sentido buscando garantir a preservação histórica e cultural de Palmas.

Ambos pedidos buscam manter viva a história de Palmas, através da preservação e proteção de documentos oficiais, registro de documentários, fotográficos, músicas e outras formas de expressões artísticas que buscam difundir a história e a cultura de Palmas.

Os únicos locais em Palmas destinados à preservação histórica-cultural são o Memorial Coluna Prestes e o Palacinho, contudo a quantidade de materiais e arquivos nos dois museus não é suficiente comparada à história da cidade.

Segundo Rilton, o arquivo público busca a preservação de documentos importantes e o MIS a preservação da memória cultural. "Palmas é uma cidade nova mas já existe uma gama de trabalhos artísticos excelentes, contudo ainda não há um local onde ele possa ser colocado à disposição do povo. Criar um acervo para a cultura palmense é preservar a cultura local e incentivar a criação audiovisual dos artistas locais", disse o vereador.

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações da assessoria do ver. Rilton