O teatro Fernanda Montenegro no Espaço Cultural ficou completamente lotado nesta noite de quarta-feira, 17, por pessoas que foram assistir a diplomação do prefeito reeleito de Palmas, Raul Filho (PT), vereadores e suplentes. Sob aplausos e gritos de “futuro governador”, por parte dos rauzistas mais empolgados, o petista recebeu o diploma da Justiça Eleitoral, que legitima seus próximos quatro anos de mandato.
Raul agradeceu a todos que compareceram para prestigiar sua diplomação e parabenizou a Justiça Eleitoral da 29ª Zona, sob comando da juíza eleitoral Silvana Maria Parfieniuk, pela imparcialidade com que conduziu o processo, “uma prova de amadurecimento”, disse.
O prefeito disse que se compromete em atender as expectativas daqueles que o elegeram, mas deixará para reafirmar seus compromissos de campanha por ocasião da posse. Raul agradeceu especialmente o prefeito em exercício da capital, Derval de Paiva (PMDB), a quem chamou de “meu companheiro” pela “firmeza de seus propósitos”.
Ainda segundo Raul, o foco do seu 2º mandato será projetar Palmas a um porto seguro de justiça social, fazendo com que setores prioritários se tornem referência para o Brasil.
Vereadores
Os vereadores foram representados em suas falas pelo vereador reeleito e atual presidente da Câmara, Carlos Braga (PMDB), que discursou em nome de todos. Braga disse que a diplomação é o último ato do processo eleitoral e por meio dele se entrega um documento com o qual se reconhece o efeito legal da eleição.
Segundo o vereador a noite era de celebração da vitória da democracia, “celebramos também a vitória do respeito às leis e ao direito”, disse.
O atual presidente da Câmara Municipal de Palmas também sinalizou a intenção de manter a boa relação com o prefeito Raul Filho e sua vice, Edna Agnolin (PDT), “independente das siglas partidárias pode ter certeza que sempre que solicitados ajudaremos vossas excelências”, afirmou.
Justiça Eleitoral
A juíza Silvana Parfieniuk afirmou que a diplomação era resultado de um trabalho incessante durante as eleições “às vezes até de madrugada”, disse. Ela também fez questão de lembrar a ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Dalva Magalhães, falecida este ano “que antes de deixar o nosso convívio muito nos ajudou”, afirmou.
Silvana pediu aos diplomados para que nunca se esqueçam que foi o povo que os convocou para exercer os cargos de prefeito e vereador.
Já o promotor de Justiça Eleitoral, Marcelo Ulisses Sampaio, disse que o povo espera que os eleitos desçam do palanque e cumpram suas funções baseados no cumprimento moral de suas propostas.
Vereadores diplomados
Valdemar Junior (DEM); Fernando Rezende (DEM); Carlos Braga (PMDB); Milton Neris (PT); Wanderlei Barbosa (PSB); Damaso (PDT); Bismarque do Movimento (PT); Ivory de Lira (PT); Folha (PTN); Lucio Campelo (PR); Divina Márcia (PTN); Cavalcante (PP).
Suplentes
Suplente Pastor Amarildo (PSC) (primeiro a ser diplomado); Cirlene Pugliesi (PMDB); Rilton Farias (PT); Alberto Guimarães Gordo (PT); Biba (PRTB); Josmundo (PV); Juscelino Rodrigues (PRB); Norton Rodrigues ( PRB); Tibúrcio Tolentino (PTN)
Autoridades da mesa
Silvana Maria Parfienniuk; Marcelo Ulisses Sampaio; Des. Corregedor do TRE, Antonio Félix; presidente do Tribunal de Justiça, Des. Daniel de Oliveira Negri; presidente do TCE, Doris Terezinha Coutinho; representando o governador, secretário de governo Manuel Bueno; Edson Cabral representando o prefeito em exercício Derval de Paiva; Dep. Estadual, Solange Duailibe (PT); defensora pública, Estelamaris Postal de Oliveira.
Umberto Salvador Coelho