Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O último vão da ponte sobre o rio Tocantins, que interliga a cidade de Imperatriz a São Miguel e demais municípios do norte do Tocantins, será concluído em dez dias. A ponte, de 1.020 metros, foi iniciada em agosto de 2006 e será entregue ao tráfego de veículos e pedestres ainda neste semestre pelo governador do Maranhão, Jackson Lago, segundo informou a secretária de Cidades e Infra-estrutura do Estado, Telma Pinheiro.

Resta agora na obra a concretagem das duas últimas aduelas (vigas e lages) para que em seguida sejam ajustados os cabos de aço (estais) de sustentação desse pequeno trecho do leito da ponte. As duas aduelas medem respectivamente 5,5m e 3m. “O tráfego de veículos e pedestres, assim como o transporte de mercadorias entre os dois estados naquela região, vem sendo feito por meio de balsa, cuja operação implica perda de tempo de espera e prejuízo aos negócios e afazeres das pessoas que necessitam transpor o rio Tocantins”, assinalou Telma Pinheiro.

Ela frisou que a preocupação do governador Jackson Lago com a conclusão da obra, o mais rápido possível, se deve à necessidade de pôr fim a esses transtornos e dinamizar a economia da região dos dois estados e o centro-oeste brasileiro. A ponte e seus acessos compõem a infra-estrutura viária do corredor centro-norte que permitirá o escoamento de produtos do centro-oeste brasileiro para os portos de Itaqui e da Madeira, em São Luís.

Os operários trabalham também na construção de uma segunda ponte sobre o rio Cacau, onde estão concluindo a concretagem do último dos três apoios que irão receber oito vigas. Após o término das duas pontes, a empresa que trabalha no lado maranhense da obra irá se concentrar no trabalho de conclusão do acesso às pontes e à BR-010, conhecida como Belém-Brasília. O acesso entre a cabeceira da ponte e a rodovia TO-126, no Tocantins, está a cargo do governo tocantinenese.

Pavimentação

A última etapa desse conjunto de obras será de pavimentação, sinalização vertical e horizontal. Como a região Tocantina está no período chuvoso, os serviços de pavimentação do acesso entre a ponte do Tocantins e a BR-010 devem ser retardados até que as chuvas diminuam de intensidade e permitam a sua realização. Em face disto, os engenheiros da empresa que realiza a obra estimam que a conclusão e entrega desse complexo viário ao tráfego de veículos e pedestres sejam feitos entre maio e junho próximos.

Para a ponte foram projetadas duas faixas de tráfego de 4,95m de largura cada uma e dois passeios laterais. Seu projeto foi concebido de modo a não prejudicar o livre fluxo de embarcações no rio Tocantins. O vão central dela mede 140 metros e é sustentado por cabos de aço ancorados em torres. Nesse vão a altura entre o maior nível d’água e a parte inferior da viga da ponte é de 15m. A obra, quando concluída, se transformará no cartão postal da cidade de Imperatriz.

Da redação com informações Jornal Pequeno