Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para padronizar as ações de identificação e controle da EEB - Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida também como "vaca louca", será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, um treinamento sobre o tema. O evento, que irá capacitar todos os inspetores agropecuários que atuam nos frigoríficos com registro no SIE – Serviço de Inspeção Estadual - ocorrerá na indústria Cooperfrigu, em Gurupi, a 230 Km de Palmas, região Sul do Estado.

A reunião, organizada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – em parceria com a SFA – Superintendência Federal da Agricultura, faz parte das ações para solicitar à UE – União Européia - nova reclassificação de risco para "vaca louca". "O Brasil nunca registrou casos da doença, porém em 2005 foi rebaixado para o risco 2 , que é perigo remoto, mas que não pode ser descartado. A intenção é voltar ao risco 1, situação improvável para a doença", explica o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.

De acordo com o chefe do núcleo de inspeção de carnes e derivados, César Romero Bucar, na capacitação serão abordadas as técnicas para a coleta de tronco encefálico de animal para abate de emergência quando há suspeita de doença neurológica. A retirada do material é realizada somente pelos inspetores agropecuários do Serviço Oficial do estado. Além disso, também será mencionado o processo de remoção de MER – Material Especificado de Risco, que é feito pelas indústrias e fiscalizado pela Agência.

A reunião contará com exposições teóricas e práticas, totalizando 20 horas de capacitação para os 13 médicos veterinários da Adapec. Os instrutores são da SFA – Superintendência Federal da Agricultura e da Adapec.

EEB

É uma enfermidade neuro-degenerativa fatal que afeta os bovinos. O diagnóstico clínico deve ser confirmado através de exame histopatológico do cérebro de animais que morreram com suspeita da doença. A disseminação na população bovina ocorria através do consumo de proteína animal presente na cama de frango e farinha de carne e ossos, obtida a partir de carcaças de animais contaminados e incorporada à ração dos bovinos.

 

Da redação com informações da assessoria de imprensa Adapec