Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Ruraltins Barraginhas são alternativa para combater a seca Barraginhas são alternativa para combater a seca

O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, assina nesta quarta-feira, 28, às 11h30, na Superintendência do Banco do Brasil, em Palmas, um termo de convênio com a Fundação Banco do Brasil, visando combater os efeitos da seca na região sudeste do Estado.

Cerca de 1000 barraginhas serão construídas beneficiando 1000 famílias diretamente e 1600 indiretamente nos municípios de Paranã, Arraias, Conceição do Tocantins, Natividade, Chapada da Natividade, Porto Alegre, Almas, Dianópolis e Ponte Alta do Bom Jesus.

Segundo informações do coordenador do Projeto Barraginha, Carlos Rodrigo Xavier de Oliveira, no primeiro momento será realizada uma visita às comunidades para sensibilização e levantamento. “Nesse primeiro contato vamos identificar os locais onde serão construídas as barraginhas para beneficiar o maior número de pessoas”, adianta Oliveira.

As barraginhas serão construídas em comunidades quilombolas e propriedades de agricultores familiares com previsão para começar a construir em fevereiro deste ano. Os recursos serão liberados assim que assinado o termo de convênio. Ao Estado, coube uma contrapartida de 10% no valor total do projeto.

Barraginhas

Uma tecnologia simples criada pela Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas, em Minas Gerais, consiste em escavar um buraco com aproximadamente 16m de diâmetros e 1,8m de profundidade para captação de água das chuvas e enxurradas. Essa técnica além de captar a água para ser usada no período da seca ainda impede a erosão causada pelas enxurradas.

A água captada serve tanto para irrigar as plantações como para matar a sede dos animais. Podendo até oportunizar ao agricultor familiar outra atividade econômica, a criação de peixes.

No Tocantins, já foram implantadas mais de 175 barraginhas com recurso do Estado, também na região Sudeste, mais afetada pela seca.

 

Da redação com informações da Secom