Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Elson Caldas

A unidade da Votorantim Cimentos de Xambioá iniciará a produção de cimento já em março deste ano. O anuncio foi feito ao governador Marcelo Miranda (PMDB) pelo presidente nacional da empresa, Walter Schalka, na tarde desta quarta-feira, 11, durante uma vista ao canteiro de obras da fábrica. Estão sendo investidos no empreendimento cerca de R$ 300 milhões.

No próximo mês a unidade de Xambioá entrará em funcionamento parcial.Segundo Schalka, no mês de setembro deste ano a produção de cimento atingirá 100% de sua capacidade, o que representa 1 milhão de toneladas por ano com a geração, permanente, de 600 empregos diretos. "O cronograma que nós havíamos feito nós estamos antecipando", enfatizou o presidente. Marcelo Miranda lembrou da parceria e de obras importantes para implantação da fabrica. "Trouxemos a energia pra cá e vamos iniciar a pavimentação", concluiu o governador se referindo à estrada de acesso ao canteiro de obras da Votorantim.

Desde o início da obra, já foram gerados aproximadamente 1.200 empregos diretos, qualificados 850 trabalhadores da região e mais de R$ 15 milhões foram gastos com material e serviços de empresas tocantinenses. De acordo com o secretário estadual da Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, esses benefícios justificam os incentivos fiscais oferecidos à empresa e deixam o Estado em uma importante posição. "O Tocantins deixará de ser importador para exportar", afirmou Pedroza se referindo ao fato de que o cimento produzido em Xambioá será comercializado no Tocantins, sudeste do Pará, oeste do Maranhão e sul do Piauí.

A empresa está explorando uma reserva de calcário estimada em cerca de 50 milhões de toneladas. O presidente da Mineratins – Companhia de Mineração do Tocantins, Humberto Costa, diz que a vida útil da reserva está estimada em 50 anos. A unidade da Votorantim, no norte do Estado, produzirá cimento e agregados, para siderurgia e calcário agrícola.

Também estiveram presentes na visita ao canteiro de obras da Votorantim Cimentos o presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim; o presidente da Fieto, Eduardo Machado; e o prefeito de Xambioá, Richard Santiago; além de diretores nacionais da empresa e outras autoridades.

Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é a holding operacional que reúne as empresas de cimento, agregados, cal hidratada, argamassa, calcário agrícola, gesso e concreto, do Grupo Votorantim. È uma das 10 maiores empresas de cimento do mundo e atua no Brasil, Estados Unidos e no Canadá. Atualmente é líder do mercado nacional de cimento, no qual tem participação de 40%.

Fonte: Secom