Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O Encontro de Trabalho do PDT/TO – Partido Democrático Trabalhista do Tocantins, realizado em Palmas neste sábado, 14, reuniu centenas de militantes no auditório na Superintendência Regional do Trabalho. A abertura oficial do encontro, a cargo do Secretário Nacional do Partido, Manoel Dias, se realizou às 8h30m, com o pronunciamento dos líderes do partido e com a apresentação da política de metas para 2009.

O secretário iniciou um discurso amargo, pontuando as imperfeições do partido no Estado, tendo em mãos os resultados das eleições de 2008, mas não deixou de parabenizar os militantes pelo trabalho e pelo esforço. “Percebo que o Tocantins precisa muito que crescer para chegar onde deveria estar. Mas acredito no potencial político deste Estado e nos nobres colegas que o dirigem”. De acordo com secretário, foram eleitos em todo o Estado 63 vereadores, 4 vice-prefeitos e 5 prefeitos do partido. “Uma boa estimativa se fizermos uma comparação com o ano de 2004, quando o PDT do Tocantins elegeu apenas 21 vereadores e 1 prefeito” comparou.

Ao lado do presidente regional do PDT, Fabio Martins; do secretário regional no Estado, João Telmo e da presidente do diretório metropolitano, Edna Agnolin, Manoel Dias lançou uma proposta, a que se referiu como uma “grande meta” para os demais membros. “A proposta do PDT para 2010 é eleger um deputado federal. E iremos trabalhar juntos para que isso aconteça”. Em 2009, outra proposta que irá intensificar o trabalho do partido é a criação da Coordenadoria Regional, que irá estreitar os laços com a presidência regional e integrar a militância; a criação das Secretarias de Núcleo de Base, a realização de congressos no Estado, a viabilização de uma comissão financeira e a intermediação da Universidade Aberta Leonel Brizola.

A Universidade aberta Leonel Brizola, atuará na formação política dos interessados em seguir carreira. No Estado, o método será aplicado ainda este ano pelos dirigentes do partido, através de vídeo-aulas, internet e materiais audiovisuais, como DVD e CD-ROM. O objetivo desta Universidade é construir e universalizar saberes que contribuam para alavancar um projeto de nação sustentável, socialista, democrática e de qualidade futura. O projeto é vanguardeiro e representa a importância que o PDT confere à capacitação política de seus militantes e dirigentes e à participação política para o exercício pleno da cidadania.

Para a presidente do diretório metropolitano, Edna Agnolin, a universidade será aberta e popular, de caráter ostensivo, e utilizará grandes inovações tecnológicas, com o propósito de inserir o eleitor e os militantes tocantinenses, em um universo político-cultural jamais visto no Estado. “A Universidade Leonel Brizola é uma necessidade do povo tocantinense. Tenho certeza que a partir de agora o PDT irá crescer junto com o desenvolvimento do Estado” explanou.

Finalizando o discurso e as atividades do Encontro, o presidente regional do PDT, Fabio Martins, pontuou as metas para Eleições de 2010, fazendo referência a possível candidatura de José Damaso, deputado federal pelo partido, a qual decisão aplaudida pelos militantes.

No final do Encontro, líderes, militantes e imprensa, foram recebidos pelo Prefeito Raul Filho no restaurante Cabana do Lago, para breve confraternização e almoço.

Universidade Aberta

A Universidade aberta Leonel Brizola é uma instituição privada, de caráter público, a ser dirigida por um Conselho Político formado por personalidades e estudiosos da vida partidária e da vida política nacional, subordinada à Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini e reger-se-á na forma de seu Estatuto. Além da oferta de cursos, de oficinas de capacitação política e de prestadora de serviços públicos, a Universidade deverá oferecer, no futuro, cursos de capacitação gratuitos que atinjam, sobretudo, o terceiro setor, cursos de graduação e de extensão universitária aos interessados e cursos de pósgraduação “lato sensu” de um modo geral, dentro das normas da legislação educacional brasileira, com capacidade de ampliar sua oferta para países de língua portuguesa.

 

Fonte: Assessoria de imprensa PDT