Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A senadora Kátia Abreu reúne nessa sexta, dia 27 de fevereiro de 2009, os prefeitos da região Sudeste do Estado para discutir a construção de poços artesianos naqueles municípios. O encontro está previsto para as 17 horas, no auditório da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos em Palmas.

Os recursos para a construção das cisternas foram viabilizado por Kátia Abreu (DEM) no último dia 11 de fevereiro, no Ministério da Integração Nacional, e alcançam a cifra de R$ 16 milhões, para serem aplicados no combate à seca nos municípios do Sudeste do Estado. O montante soma-se ao volume destinado pela senadora por intermédio de suas emendas individuais e de bancada à região.

Os recursos foram autorizados em reunião realizada entre Kátia Abreu e prefeitos de 25 municípios da região, com o Secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, João Santana, e o diretor do Departamento de Obras daquele Ministério, engenheiro Marcelo Borges.

A senadora Kátia Abreu diz que os recursos deverão ser liberados ainda este ano e com eles será possível construir cerca de 200 poços artesianos, atendendo uma região com mais de 25 municípios. Kátia ressalta que em Conceição do Tocantins – a cidade que mais sofre com a seca, apesar de estar a apenas 18 km de dois rios – será implantado um projeto diferenciado. Kátia informa ainda que a partir de agora a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos deverá elaborar os projetos de análise geológica em cada município.

Para a reunião desta sexta, dia 27, os prefeitos foram informados para participar já com o nome da comunidade a ser beneficiada com os poços artesianos nos seus município, no sentido de agilizar a construção das cisternas.

Da redação com informações assessoria sen. Kátia Abreu