Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Performances artísticas são alternativa criativa de trote

Performances artísticas são alternativa criativa de trote Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Performances artísticas são alternativa criativa de trote Performances artísticas são alternativa criativa de trote

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins (DCE/UFT) realizará dos dias 02 a 19 de março a recepção dos calouros com o projeto denominado Calouarte.

Além de debates com temas da atualidade e apresentações teatrais e musicais, o Calourarte terá neste semestre, uma novidade, que será a realização da gincana educativa entre calouros e veteranos da universidade.

De acordo com a presidente do DCE da universidade, Cida Glória, a gincana é uma das atividades que tem o objetivo de despertar no acadêmico da UFT a importância do trabalho em equipe e a solidariedade, por meio da realização das provas que vão da arrecadação de donativos à doação de sangue. Segundo Cida, a gincana também busca retirar do universitário a cultura do trote violento.

Campanha contra o trote

Na UFT, o trote violento é proibido e quem desrespeitar essa regra está sujeito a advertência, suspensão e, até mesmo, a ser expulso da instituição.

A partir da próxima semana, paralelo ao Calourarte, a universidade, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) promoverá nos campi o lançamento da campanha "Trote violento NÃO! Receba bem o seu calouro".

Entre as ações previstas para a campanha estão a adesivação, distribuição de flyers e afixação de cartazes e faixas em todos os campi da UFT. As ações já estão sendo desenvolvidas no Campus de Palmas desde a quinta-feira, 26.

Programação do Calourarte

02 a 20 de Março de 2009 - Arrecadação de alimentos não perecíveis

04/03 - Hemocentro vai estar de manhã e a tarde na UFT.

10/03 - Hemocentro vai estar de manhã e a Noite na UFT.

16/03 - Prova do Truco

19/03 - Mostra do Filme: “A dois passo do paraíso” Abertura com autoridades e apresentações culturais.