Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Benção ao Campos Santos em Estreito Benção ao Campos Santos em Estreito
  • Túmulos em Palmeiras do Tocantins

O Consórcio Estreito Energia (Ceste) iniciou em Palmeiras do Tocantins, o trabalho de remoção dos campos santos (cemitérios não legalizados) localizados na zona rural do município, onde será formado o futuro reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

Em Palmeiras do Tocantins serão removidos 73 sepulcros. A maioria está localizada em uma única fazenda do município. Para a relocação dos sepultados, o Consórcio construiu novos túmulos no cemitério municipal de Palmeiras do Tocantins, além de construir o muro do cemitério que não existia.

Os primeiros entes queridos removidos no município foram das famílias da senhora Eva Germano de Aquino Santana, 78 anos, e do lavrador José Dias de Sousa, 60 anos. Os dois acompanharam as remoções. “Tem mais de dois anos que não venho aqui em dia de finados. Acho melhor remover meus entes daqui, pois eles serão transferidos para uma estrutura melhor”, disse a senhora Eva Santana. A mesma opinião teve o senhor José Dias de Sousa. “Agora ficará mais fácil visitar meus entes queridos já que não moro aqui há muitos anos”, comentou.

O trabalho de remoção está sendo feito pela Pax Goiás, empresa contratada pelo Ceste que, desde julho de 2008, começou a identificar e cadastrar os campos santos na área de influência direta do empreendimento. Já a primeira etapa do trabalho de remoção começou em Estreito (MA), onde já foram removidas mais de 90 sepulturas e relocadas para o cemitério do município. A remoção em Estreito foi concluída com uma benção realizada, recentemente, no cemitério municipal, com a presença dos familiares e amigos dos relocados.

As sepulturas não identificadas são também relocadas para o cemitério municipal, onde em cada túmulo é colocada uma placa com indicação do local e a data em que ocorreu a remoção. O Consórcio também auxilia na emissão da certidão de óbito para as famílias que não possuem o documento.

Fonte: Assessoria de imprensa UHE Estreito