Manter as comunidades envolvidas pela Usina Hidrelétrica Estreito constantemente informadas sobre as obras e os programas ambientais. Este é um dos principais objetivos do Consórcio Estreito Energia (Ceste)
O trabalho de comunicação social, que é realizado muito antes das obras terem se iniciado, contempla os mais diversos públicos ligados ao empreendimento.
Dezenas de profissionais trabalham com comunicação comunitária e mobilização social, atendimento à imprensa, comunicação interna, recepção de visitantes, produção de material audiovisual, desenvolvimento de material informativo e campanhas, além da realização de eventos sociais. Só para se ter uma idéia, o Consórcio realizou no ano de 2008 mais de 12 mil atendimentos de comunicação nos 12 municípios envolvidos pela UHE Estreito.
Desse total, a equipe de mobilização do CESTE foi responsável por realizar cerca de quatro mil visitas às famílias, levando informações e esclarecendo as dúvidas relativas à Usina de Estreito.
Além disso, os quatro Centros de Informação, instalados nos municípios de Carolina, Babaçulândia, Estreito e Filadélfia, realizaram, no mesmo período, mais de 4 mil atendimentos. Os Centros de Informação estão disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
Entre as ações de comunicação, que promovem uma maior aproximação do consórcio com a comunidade, destacam-se também as reuniões comunitárias, bem como a distribuição de jornais e cartilhas informativas, website e uma Central de Atendimento Gratuita, por meio da linha direta 0800. 280.9191.
A assessoria de imprensa foi responsável pela produção e distribuição de 30.000 exemplares do “Usina de Notícias”, jornal informativo do empreendimento.
Outro veículo de comunicação fundamental entre a UHE Estreito e as comunidades é o Comitê de Co-gestão. Criado em 2007, o Comitê de Co-gestão de cada município da área de abrangência da Usina de Estreito é formado por lideranças comunitárias que se inteiram dos programas ambientais e dialogam, frequentemente, com o Ceste. Em 2008 foram realizadas 40 reuniões com os integrantes dos Comitês de Co-gestão, com a participação de mais de 1.800 pessoas.
O Programa de Comunicação Social do Consórcio ainda foi intensificado com a implantação do programa de rádio “Momento CESTE”, ampliando assim, a capacidade de esclarecimento do empreendimento.
A cada ação do empreendimento, a comunidade é informada, como em campanhas de fauna, vegetação, início de obras, levantamentos topográficos, entre outros.
Com o CESTE Móvel, um veículo itinerante caracterizado e dotado de recursos audiovisuais modernos, a informação sobre a UHE Estreito chega até as localidades mais distantes e sem recursos de comunicação, como propriedades rurais.
O desenvolvimento das ações de comunicação social demanda serviços gráficos, editoriais e artísticos, aumentando os investimentos feitos na região. Uma série de empresas e profissionais é envolvida para que a demanda seja cumprida, ampliando a renda no setor de serviços e promovendo setores ligados à arte e à cultura.
De acordo com a Diretora de Socioeconomia, Norma Villela, o Programa de Comunicação Social é de fundamental importância, pois envolve toda a comunidade no processo de implantação da UHE Estreito. “As ações de comunicação são amplas e diversificadas e não se resumem apenas na distribuição de material informativo. Elas partem do princípio de que a população precisa e deve ser esclarecida de forma transparente sobre o empreendimento”, destaca.
Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito