Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, a Academia Gurupiense de Letras (AGL), promove um sarau lítero-musical neste sábado, 14, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, para comemorar o Dia Nacional da Poesia.

O presidente da AGL, Eliosmar Veloso, informou que o evento contará com recitais de poemas, performances teatrais e apresentações musicais da Banda de Música Municipal Ciney Santos Miranda. Outra atração será a apresentação especial do quarteto musical da Casa de Cultura do Centro Universitário UnirG, formado pelos artistas Andréia Santana, Moisés Ribeiro, Jonatas Ferreira e Nilson Meireles, brindarão o publico com um seleto repertório do cancioneiro popular tocantinense.

Ainda de acordo com Veloso, na oportunidade, a Academia Gurupiense de Letras prestará homenagem a personalidades que contribuíram e ainda contribuem para o fomento e a difusão da produção literária no Tocantins. Serão homenageados o presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio César Machado, a deputada estadual Josi Nunes e a ex-deputada Dolores Nunes.

O presidente da AGL explica que Júlio César Machado é merecedor dessa honraria, principalmente pelo empenho e determinação em colocar em prática políticas públicas consistentes para o setor literário tocantinense, citando como exemplo a reativação da Bolsa de Publicações Dr. Maximiano da Mata Teixeira e o Projeto Machadianas de Leitura, este último.

Veloso lembra que a criação da Bolsa foi uma iniciativa da então deputada estadual Dolores Nunes visando homenagear o jurista Maximiano da Mata Teixeira, nascido em Natividade, em 15 de agosto de 1910. Após um bom tempo desativada, e preocupada em buscar mecanismos que possibilitassem o fomento literário no Estado, a deputada Josi Nunes não mediu esforços para a sua reativação. “Essas três personalidades são merecedoras do reconhecimento público da classe literária tocantinense”, finalizou Veloso.

Zacarias Martins