Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mário Oliveira
  • Foto - Valério Zelaya
  • Foto - Valério Zelaya

O principal assunto da reunião de governadores da Amazônia Legal com o príncipe Charles foi a inclusão da 'floresta em pé' (áreas virgens) no Protocolo de Kyoto. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 13, em Manaus(AM). Para o governador do Amazonas, idealizador do encontro, o protocolo, assinado na cidade japonesa de Kyoto, em 1997, só trata de áreas de reflorestamento para a diminuição de emissão de gases poluentes. “Naquela época, se pensava só em recuperar áreas degradadas e reflorestar. Muito pouco foi incluso no documento para assegurar o que está intocado”, disse o governador amazonense.

Cada governador apresentou algumas das políticas de preservação ambiental desenvolvidas nos seus estados. “O príncipe se mostrou muito conhecedor dos assuntos ambientais da região Amazônica. Deste encontro, nós vimos que o Reino Unido e os governadores da Amazônia Legal têm os mesmos objetivos nas questões de preservação e sustentabilidade”, avaliou Marcelo Miranda após a reunião.

O governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, acrescentou ainda que um dos pontos discutidos foram os estudos direcionados para a compensação ambiental.”Tanto o Reino Unido como os governos dos estados da Amazônia acreditam ser justo que haja uma compensação financeira dos outros países, para que possamos preservar a maior área de floresta virgem do mundo”, afirmou.

O príncipe, que cumpre agenda no Brasil desde quarta-feira, 11, chegou ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, no centro de Manaus, por volta das 12h40, no horário local - uma hora a menos que o horário de Brasília-, acompanhado da esposa, a Duquesa da Cornuália, Camila Parker Bowles. O casal foi recepcionado pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, e a primeira-dama Sandra Braga.

Dos nove governadores dos estados que compõe a Amazônia Legal convidados para o encontro com o Príncipe de Gales, apenas quatro participaram da reunião e outros três foram representados por secretários de meio ambiente.

A reunião com Charles aconteceu a portas fechadas, estando presentes somente os governadores do Amazonas, Eduardo Braga; do Tocantins, Marcelo Miranda; do Mato Grosso, Blairo Maggi; de Roraima, José de Anchieta Júnior; e os secretários de Meio Ambiente de Rondônia, Cletho Muniz de Brito; do Amapá, Antônio Carlos Farias; e do Acre, Eufran Ferreira Amaral; o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton; e dois representantes do governo federal, Tasso Azevedo, do Serviço Florestal Brasileiro, e André Odenbreit, chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores.

Depois da reunião os governadores seguiram para um almoço.

Programação da Duquesa da Cornuália

Paralela ao encontro dos governadores com o príncipe Charles, A duquesa da Cornuália, Camila Parker Bowles, e a primeira-dama do Amazonas, Sandra Braga, se reuniram com entidades de saúde do estado do Amazonas que desenvolvem trabalhos na área de prevenção, estudos e tratamento da osteoporose.

Fonte: Secom