Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Site Inovação Tecnológica publicou na última sexta-feira, 13, que cientistas da computação anunciaram o desenvolvimento do primeiro software de votação pela internet totalmente seguro e que permite que o usuário verifique se seu voto foi corretamente computado.

O programa, chamado Helios, foi testado durante a eleição para reitor da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, onde o sistema foi desenvolvido, com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O site afirma que este é o primeiro sistema de eleição segura pela Internet que poderá permitir eleições realmente transparentes, onde cada eleitor pode verificar se seu voto foi contado corretamente.

No sistema cada eleitor recebe um número de rastreamento para seu voto e o voto é criptografado com a chave pública da eleição antes de deixar o navegador do usuário.

De posse do número de rastreamento, o eleitor pode verificar se seu voto foi corretamente capturado pelo sistema de votação, que publica uma lista de todos os números corretamente capturados antes da totalização dos votos, possibilitando que o eleitor, ou qualquer observador, possa verificar se os números de rastreamento foram contados corretamente.

A matéria pode ser vista (clicanto aqui)