Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Incentivar a cultura na região do centro-norte tocantinense é o objetivo da prefeitura de Colinas do Tocantins, que em parceria com o Ministério do Turismo realiza no mês de abril o I Festival Cultural de Colinas e região. O evento contará com quatro segmentos, sendo eles Música, Dança, Teatro e Poesia. O Festival Cultural de Colinas do Tocantins e região faz parte da programação dos 49 anos do município e acontece de 17 a 20 de abril.

As inscrições acontecem a partir desta quarta-feira 25 e possuem datas diferentes para sua finalização. Para conferir o regulamento os interessados devem acessar o link www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/regulamentos.pdf. A inscrição custa R reais e o pagamento deve ser feito através de depósito no Banco do Brasil, agência 0911-3 na conta corrente 8237-6.

Para o prefeito José Santana Neto a realização do Festival Cultural é uma forma de incentivar o surgimento de novos talentos na região e promover o desenvolvimento da Cultura. Santana explica que o poder público tem por obrigação investir na formação cultural do seu município de forma que todos os segmentos artísticos possam ser contemplados. Esta é a primeira vez que Colinas do Tocantins realiza o festival nos segmentos: Teatro, Dança e Poesia. Antes, era realizado apenas o de música, mas há três nem este ocorria.

Premiação

O Festival Cultural oferece uma premiação de mais de 25 mil reais, dividido da seguinte forma:

Música: O primeiro colocado será premiado com a gravação de um CD com dez músicas com valor aproximado de 7.500,00 reais. O segundo colocado receberá em dinheiro, 600,00 reais e o terceiro, 400,00 reais também em dinheiro. Na música existem três categorias, sendo elas: Gospel, Sertaneja e Livre.

Dança

Na dança existem duas categorias, sendo Juvenil e Avançado. Em ambas o prêmio será em dinheiro no valor de 500,00 reais para o primeiro colocado; 300,00 para o segundo e 200,00 para o terceiro.

Poesia

O Festival de Poesia também irá premiar em dinheiro, sendo assim como a dança duas categorias, a Infantojuvenil e Livre. Em ambas o valor é de 350,00 reais para o primeiro colocado, 250,00 para o segundo e 150 reais para o terceiro.

Teatro

Também serão premiados em dinheiro os três primeiros colocados do Festival de Teatro. Eles serão agraciados com 800,00 reais para o primeiro lugar, 500,00 para segundo e 200,00 para o terceiro.

Cronograma

O Festival de Teatro e o de Dança serão realizados em etapa única no dia 17 de abril. Já o Festival de Poesia acontece nos dias 18 e 19 de abril. O Festival de Música, que está em sua nona edição, irá ocorrer nos dias 18 a 20 de abril.

Informações

Música: www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/festivaldemusica.pdf

Teatro: www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/festivalteatro.pdf

Dança: www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/festivaldedanca.pdf

Poesia: www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/festivaldepoesia.pdf

Fonte: Ascom prefeitura de Colinas