Mais de nove mil alunos com idade entre seis e oito anos, de 253 escolas da rede pública estadual do Tocantins respondem, nesta quinta-feira, 26, as questões da Provinha Brasil, avaliação nacional que tem como objetivo diagnosticar o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do ensino fundamental.
A prova é aplicada pelos próprios professores, que receberam do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira os instrumentos necessários para a avaliação. Na ocasião, foram distribuídos cadernos de orientações com o passo a passo do teste, além da avaliação e do informativo com sugestões para sua aplicação.
De acordo com a coordenadora estadual de Avaliação da Educação Básica, Joselane Fernandes, o resultado da Provinha Brasil é de uso interno da escola, e o objetivo principal é auxiliar no planejamento pedagógico. “É muito importante que todos os alunos dessa faixa etária participem da avaliação, pois com o resultado dela, o professor terá condições de nortear as ações pedagógicas dentro de sala de aula”, explica.
Inaugurada no primeiro semestre de 2008 pelo MEC – Ministério da Educação, a Provinha Brasil visa oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças. O Inep/MEC disponibiliza, anualmente, duas versões da Provinha Brasil. A primeira no início do ano e, a segunda, para ser aplicada no término do ano letivo, caracterizando, assim, o ciclo da prova. Nesta edição, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura, não sendo avaliados itens de escrita, como no ano passado.
Metas
Em 2008, o Tocantins atingiu o nível 5 de alfabetização da Provinha Brasil – Teste 2 - superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que recomenda um prazo de 10 anos para que as crianças, ao final do segundo ano do ensino fundamental, atinjam o nível 4 de alfabetização.
Fonte: Secom