Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O gabarito do concurso do quadro geral do Estado publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 27, contém erros que já foram retificados. A informação foi repassada através de notas à imprensa encaminhadas pela Secretária de Estado da Administração (Secad) e pela Fundação Universa.

Segundo a nota da Secad o erro se encontra na questão 26, para os cursos de nível superior, onde em algumas provas a resposta correta estava posicionada na alternativa “A” e em outras a resposta correta vinha apresentada na alternativa “D”, levando em consideração que o enunciado das questões era o mesmo em diferentes provas. As ocorrências, entretanto, não foram consideradas nos gabaritos publicados nesta sexta-feira e por isso, os mesmos sofreram retificação.

A  Fundação Universa informa que tão logo tomou-se conhecimento do erro, foi feito a correção do gabarito, que será encaminhado a UNITINS na próxima segunda-feira.

Na sua nota a Fundação Universa ainda esclarece sobre o erro ocorrido nos cartões-resposta para os cargos de nível médio e que resultou na supressão das últimas dez respostas das últimas dez questões.

 

Confira as notas da Secad e da Fundação Universa

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Palmas, 27 de março de 2009.

A Secretaria da Administração e a Unitins informam que já identificaram os equívocos na publicação do gabarito oficial definitivo.

Todas as questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais eram iguais para os 79 cargos de nível superior, porém, havia mudanças na posição das respostas. Foi o caso observado, por exemplo, na questão número 26, onde em algumas provas a resposta correta estava posicionada na alternativa “A” e em outras a resposta correta vinha apresentada na alternativa “D”, levando em consideração que o enunciado das questões era o mesmo.

As ocorrências não foram consideradas nos gabaritos publicados nesta sexta-feira e por isso, os mesmos sofrerão retificação.

Kezia Reis

Assessora de Comunicação

Secad - Secretaria da Administração

 

__________________________________________________________________________________

N O T A      P Ú B L I C A

A Fundação Universa vem a público prestar esclarecimento sobre o problema ocorrido com os cartões-resposta das provas para os cargos de Nível Médio Com Exigência, no concurso do Quadro Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins.

Na programação da impressão automatizada houve um erro de sequenciamento dos cartões-resposta, que resultou na supressão das respostas às últimas dez questões dos cargos acima referidos.

Como todo o material de prova é confeccionado em gráfica especializada – onde é impresso, empacotado em malotes lacrados e encaminhado aos locais de aplicação de prova do concurso –, o erro só pôde ser constatado no momento da aplicação, tendo em vista a inviolabilidade dos envelopes.

Em função deste erro material, a Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, com o intuito de preservar a equidade de condições de concorrência entre os candidatos, decidiu pela anulação das 10 últimas questões, de números 41 a 50, das provas que tiveram esse erro nos cartões. Esta decisão foi tomada com a certeza de que tal anulação não prejudicará a qualidade da avaliação dos candidatos, razão última do processo seletivo.

Ademais, no gabarito final publicado na data de hoje foram constatados erros na identificação de respostas, que, com o mesmo texto, correspondia a diferentes alternativas em diferentes provas. De imediato, a Fundação Universa, responsável por todo o processamento de resultados, promoveu a correção do gabarito, que será encaminhado a UNITINS na próxima segunda-feira.

A Fundação Universa, entidade sem fins lucrativos e de interesse social, com plena consciência do cumprimento de sua missão de bem servir à sociedade, reitera o seu compromisso com a transparência e a ética em todos os serviços prestados.

Brasília, 27 de março de 2009.

Fundação Universa

Coordenação de Comunicãção