Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lenito Abreu Recadastramento no município de Palmas em setembro de 2008 Recadastramento no município de Palmas em setembro de 2008

Os produtores rurais cadastrados na Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - dos municípios de Aragominas, Araguatins, Couto Magalhães e Peixe já podem realizar o recadastramento agropecuário de suas propriedades. A atualização dos dados, que é obrigatória, se inicia nesta quarta-feira, dia 1º e fortalecerá o Sistema de Atenção à Sanidade Animal e Vegetal do Estado.

O presidente da Adapec, Humberto Camêlo, explica que com o recadastramento o Governo do Estado está corrigindo possíveis distorções nos dados e identificando as principais dificuldades do produtor rural. “Esperamos contar com a participação de todos os produtores que podem se dirigir ao escritório da Adapec e já agendar a visita dos técnicos”, comenta.

Na ocasião, técnicos da Agência vão até às propriedades e por meio de GPS - Sistema de Posicionamento Global - fazem o georreferenciamento e produzem croquis e rotas de chegada à localidade. “Isto facilita a localização da propriedade por meio de satélites e os croquis, juntamente com as trilhas que são feitas, agilizam a chegada dos técnicos no caso de alguma notificação de doença”, explica a diretora de Defesa Animal da Agência, Márcia Helena da Fonseca.

Os dados do rebanho e da produção são repassados pelos proprietários, que se não estiverem no local na ocasião da visita dos técnicos agropecuários, devem procurar o escritório da Agência onde sua ficha cadastral é movimentada para confirmar as informações coletadas, sem multas ou maiores complicações.

2008

O recadastramento no Tocantins iniciou-se no ano de 2008, quando foram atualizados os cadastros das propriedades rurais dos municípios de Paranã, Palmas, Porto Nacional, Santa Rita e Araguaçu, entre os meses de setembro e outubro.

Fonte: Ascom Adapec