Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

Foto: Mariana Di Pietro

O subsecretário de Representação do Estado, Antonio Guerra, a professora do ensino médio, Cristiane Braga, e o estudante Danierick Vinícius Gomes Nascimento, ambos do CEM – Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas, hastearam a bandeira do Tocantins na troca solene das bandeiras dos estados ocorrida neste domingo, 5, na Alameda dos Estados, em Brasília.

A professora e o aluno foram selecionados pelo projeto Brasília Nossa Capital 2009, da Brasiliatur - Empresa Brasiliense de Turismo e visitaram a cidade no período de 2 a 5 de abril. “O objetivo é desenvolver o turismo cívico, fazendo com que todos os brasileiros conheçam a capital federal”, explicou Jaime Menin, gerente de turismo receptivo da Brasiliatur.

O projeto seleciona, por ano, um aluno e um professor da rede pública de cada estado para conhecer as sedes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e os principais monumentos arquitetônicos, reconhecidos pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação como patrimônio cultural da humanidade. “Achei tudo bem organizado e separado por setor. Gostei de ter conhecido o plenário do Senado, no Congresso Nacional, e o monumento O Meteoro, no Itamaraty, que simboliza a diplomacia”, disse Danierick.

Na troca das bandeiras, realizada na Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios, os representantes dos estados, em Brasília, posicionaram-se ao lado dos alunos durante a execução do Hino Nacional, enquanto cada estudante hasteava a bandeira do seu estado. “Iniciativas como essa são importantes para o reforço da cidadania e o sentimento cívico”, comentou Guerra.

Participaram da solenidade de troca das bandeiras os representantes Orlando Muniz (AP), José de Mello (AL), Sônia Carneiro (BA), e o secretário adjunto do Maranhão, Marco Antônio Toccolini.

Fonte: Secom