Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Tradicionais no período da “Semana Santa”, as romarias são sinônimos de manifestações religiosas que em muitos lugares se tornam grandes atrativos turísticos movimentando centenas de fieis. Assim acontece no município de Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas. A Romaria na Serra do Estrondo atrai não só os romeiros da cidade como também dos municípios vizinhos Monte Santo, Marianópolis, Pugmil, Divinópolis e outros.

Atraídos pela fé, todos os anos, os fiéis sobem a serra e no alto participam de momentos de homenagem, louvor e evangelização. Muitos aproveitam para pagar promessas, outros agradecem as bênçãos recebidas e renovam sua fé em Deus.

A programação da cidade teve início no dia 5 de abril e finaliza no dia 12, com missas, procissões, confissões comunitárias e reza do terço. Porém, é entre os dias 9 e 10 que acontece a maior movimentação de peregrinos subindo a serra.

No dia 9, quinta-feira “santa”, haverá, das 20h às 24h, um momento de evangelização, que é quando inicia a subida dos fiéis, permanecendo por toda a madrugada e ainda durante a sexta-feira da “Paixão de Cristo”.

Ainda na sexta-feira, a partir das 18h, é realizada a procissão com a encenação da “Paixão e Morte de Cristo” pelas principais ruas da cidade, com finalização na igreja da Paróquia São José Operário, no momento em que é encenado a ressurreição de Jesus.

De acordo com o diretor de turismo de Paraíso, Luiz Fernando, o evento movimenta entre dois e três mil pessoas. Este ano, para melhor receber os turistas, será montada estrutura de palco com iluminação no alto da serra, onde serão realizadas as missas. Um esquema de segurança também estará disponível.

A subida da serra pode ser feita a pé, sendo uma atividade tranquila que participam desde crianças até pessoas mais idosas. Nos pontos de maior dificuldade são colocadas cordas de apoio que facilitam ainda mais a subida. Também existe a possibilidade de subir por uma trilha de carro.

Fonte: Secom