Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins realizará nesta quarta feira, 29, durante todo o dia, no Colégio Estadual Professora Ranulfa, reunião de implantação do Fórum do Lixo e Cidadania, no município de Aurora do Tocantins.

O fórum, organizado pela Coeda – Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Naturatins, tem o intuito de estimular a participação da comunidade local sobre o uso do lixo e melhorar a gestão dos resíduos sólidos no município. Serão apresentados pelos técnicos do Naturatins vídeos sobre o uso do lixo; palestras sobre a problemática do lixo, abordando as diferentes formas de disposição ou tratamento do lixo domiciliar, e realizadas discussões teóricas sobre a A3P – Agenda Ambiental da Administração Publica.

“A implantação do fórum em Aurora do Tocantins vai discutir, também, a reciclagem, principalmente do papel, a compostagem do lixo e avaliar os riscos relacionados aos locais de trabalho, ao meio ambiente e, sobretudo, à saúde pública”, explicou a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Naturatins, Fátima Armond.

Fórum do Lixo e Cidadania

O Naturatins criou em 2002, por iniciativa do ONG Água e Vida, o Fórum Estadual Lixo e Cidadania –FELC/TO, atualmente composto por instituições que atuam em áreas relacionadas a gestão de resíduos sólidos. Já foram implantados pelo Naturatins fóruns do lixo em 20 municípios tocantinenses. A criação dos fóruns é uma ação que favorece uma discussão referentes à coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos (lixo), buscando uma interlocução entre a comunidade local e a gestão pública no sentido de envolver todos para a resolução dos problemas oriundos de uma má disposição destes resíduos.

Fonte: Ascom Naturatins