Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Sisbi - Sistema Brasileiro de Inspeção - foi tema da palestra promovida pela Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - na manhã desta quarta-feira, 06, no auditório da IX Agrotins. O público pôde conhecer como funciona o Sistema e quais ações estão sendo feitas pela Agência em busca da adesão do Estado ao Sisbi.

Segundo o coordenador de Inspeção Animal da Adapec, Francisco Ramos, que ministrou a palestra, a atual estrutura da Adapec está muito próxima de atender o padrão exigido. “Estamos trabalhando muito para que ainda este ano possamos solicitar a adesão do Estado ao Sistema, a Agência vem desde 2007 desenvolvendo ações que visam a estruturação do órgão, além de intensificar os trabalhos de educação sanitária, o combate às atividades clandestinas e a comercialização de produtos de origem animal impróprios para o consumo”, pontua.

O fiscal agropecuário do MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Douglas Haas Oliveira destacou a importância da integração do Tocantins ao Sistema. “Além dos benefícios em ter um serviço de inspeção unificado, os estabelecimentos terão a oportunidade de aumentar seus lucros uma vez que poderão expandir suas vendas para todo o território nacional”, comenta.

O produtor de leite, Mário Gomes, do município de Santa Fé, região Norte do Estado, disse que a adequação ao sistema é excelente para assegurar, além de boa produção, mais lucratividade. “É bom saber que o nosso produto poderá ser comercializado em qualquer lugar do Brasil”, ressaltou.

Dados

O Sistema Brasileiro de Inspeção tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de Inspeção e Fiscalização dos POA - Produtos de Origem Animal em todo o país, possibilitando a ampliação da comercialização de produtos de origem animal em todo o território brasileiro. A adesão é voluntária, portanto, os estados e municípios que não aderirem ao sistema continuarão regidos pela Lei nº 7.889. Já os que solicitarem a adesão, terão seus Serviços de Inspeção auditados e se aprovados, serão identificados com um logotipo do Sisbi.

Segundo o Mapa, 24 municípios e quatro estados já estão em processo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção.

Fonte: Ascom Adapec