Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Cerca de 100 estudantes da Faculdade Católica participaram na tarde desta quinta-feira, 7, da palestra sobre as Doenças Vesiculares. O tema foi apresentado pela diretora de Defesa Animal da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Márcia Helena da Fonseca, que também abordou o mercado de consumo mundial e a produção de carne no Tocantins.

Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre os principais sintomas das duas mais importantes doenças vesiculares já registradas no mundo: a febre aftosa e a estomatite vesicular. Além disso, conheceram um pouco mais sobre as ações de defesa sanitária que são desenvolvidas pela Adapec, assim como a estrutura do órgão.

Segundo o estudante do 5º período de Zootecnia, Rafael Ítalo Pagano, detalhes sobre as ações de contenção de focos, como o raio de abate de animais contaminados com febre aftosa que é de 25 quilômetros. “São detalhes que passam batido, mas que são muito interessantes e mostra que o trabalho da Adapec é intensivo”, disse.

Já para o estudante do terceiro período de Agronomia, Marcelo Dourado, o mais interessante foi conhecer detalhes da prevenção contra a febre aftosa, que deve ser realizada com a vacinação de todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) duas vezes por ano. “Não sou bovinocultor, mas tenho familiares que criam animais e é bom ter conhecimento para poder argumentar com eles e com demais pecuaristas sobre o trabalho de prevenção que não pode ser descuidado nem um minuto”, falou.

Para a médica veterinária Márcia Helena da Fonseca, o objetivo era justamente este, difundir o conhecimento sobre as doenças e os prejuízos econômicos que essas enfermidades podem causar. “É preciso que todos fiquem muito atentos e cumpram com seu dever direitinho, vacinando seus animais contra a febre aftosa e notificando casos suspeitos de síndrome vesicular”, pontuou a diretora, acrescentando que qualquer dúvida pode ser esclarecida nos escritórios da Adapec, distribuídos nos 139 municípios do Estado ou por meio do 0800 63 11 22.

Fonte: Ascom Adapec