Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Carvalho
  • Governador também se reuniu com o presidente da Funasa, Danilo Forte

O governador Marcelo Miranda, acompanhado da reitora da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Jucylene Borba, e os secretários da Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra, e de Representação, Carlos Patrocínio, foi recebido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na tarde desta segunda-feira, 11, em Brasília, reafirmou a necessidade da Unitins permanecer com os alunos de Ensino a Distância, nas condições atuais, até a conclusão dos cursos.

O governador Marcelo Miranda conversou por quase uma hora com o ministro Haddah, expondo a necessidade de garantir o diploma de nível superior a 92 mil alunos da universidade em todo o país. “Não temos a intenção de lesar nenhum aluno. Não somos irresponsáveis de fazer qualquer coisa contra os alunos. Ao contrário, estamos tentando dialogar com eles. Nos reunimos com os representantes das intuições de ensino e de alunos, pois jamais fugiríamos desse debate. Definitivamente, estamos do lado dos alunos. Saímos daqui convencidos que vamos resolver essa questão”, ressaltou o governador após a audiência.

De acordo com o governador, o ministro se mostrou favorável à causa. Representantes da Unitins, MEC e MPF – Ministério Público Federal terão um nova reunião nesta terça-feira, 15h, na sede do Ministério da Educação.

Funasa

Após a audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador Marcelo Miranda, acompanhado dos secretários estaduais de Assuntos Estratégicos, Paulo Mourão, e de Representação, Carlos Patrocínio, reuniu-se com o presidente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, Danilo Forte, para tratar da viabilização do Projeto Alvorada, que beneficia 14 municípios tocantinenses com esgotamento sanitário e que ainda não foi concluído, pois faltam as ligações intradomiciliares.

Segundo o secretário Paulo Mourão, o objetivo da audiência na Funasa foi rever o projeto. “Viemos rever a planilha orçamentária do pleito, para atender a conclusão das obras e também dos recursos que estão sendo pleiteados para Araguaína e Porto Nacional”, frisou Mourão.

Em relação à Araguaína, Forte sugeriu ao governador que pleiteasse junto ao Ministério das Cidades, já que a atribuição da Funasa é atender municípios com até 50 mil habitantes.

Fonte: Secom