Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Hanna Flávia Gomes, especialista em glaucoma no HOB Palmas

Hanna Flávia Gomes, especialista em glaucoma no HOB Palmas Foto: Alberto Ruy

Foto: Alberto Ruy Hanna Flávia Gomes, especialista em glaucoma no HOB Palmas Hanna Flávia Gomes, especialista em glaucoma no HOB Palmas

 Na semana que antecede o dia nacional de prevenção ao glaucoma (26 de maio), a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) promove a 13ª edição do simpósio sobre o tema. O evento se realizará entre os dias 21 e 23 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e pretende proporcionar uma reciclagem dos médicos participantes.

Os médicos inscritos nesta edição do Simpósio participarão de cursos básicos direcionados a oftalmologistas generalistas e outros avançados, ministrados por especialistas do País, para quem já se dedica ao glaucoma.

Para a especialista em glaucoma do HOB Palmas e representante do Hospital no encontro, Hanna Flávia Gomes, “eventos como este simpósio proporcionam uma oportunidade singular de atualização tanto no âmbito de novas técnicas quanto de tecnologias recentes voltadas para o combate ao glaucoma. A partir desta reciclagem, os pacientes do HOB Palmas poderão contar com os últimos avanços da oftalmologia para diagnosticar mais precocemente o glaucoma e obter melhores resultados do tratamento”.

Glaucoma 

A neuropatia óptica glaucomatosa, como também é conhecido o glaucoma, é causada por um dano no nervo óptico provocado, muitas vezes, pelo aumento da pressão nos globos oculares, mas não unicamente por esta causa. "O glaucoma é uma enfermidade silenciosa, não apresenta sintomas e avança lentamente até destruir o nervo óptico e provocar a perda parcial ou total da visão", alerta Hanna Flávia Gomes.

Estatísticas

Segunda maior causa conhecida de cegueira no mundo, o glaucoma não tem cura, e é responsável por 12,3% dos casos de perda de visão em adultos, atrás apenas da catarata (47,8%), que é reversível. De acordo com o último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o glaucoma cegará 8,4 milhões de pessoas no mundo em 2010. Só no Brasil, serão 985 mil cegos por conta da doença no ano que vem.

Serviço:

13º Simpósio da Sociedade Brasileira de Glaucoma

Data: 21, 22 e 23 de maio.

Local: Centro de Convenções Frei Caneca - Rua Frei Caneca, São Paulo-SP.

Inscrições e informações sobre o simpósio, acesse: www.sbglaucoma.com.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa HOB