Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O diretor de Fiscalização Ambiental do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Laureno Tebas, com o objetivo de apoiar as reservas indígenas contra os crimes ambientais praticados nestas áreas, recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, na sede do Instituto, em Palmas, o cacique Josiel Katone Kraô da aldeia Canto do Baio, localizada na reserva indígena Krahô, a 27 km do município de Itacajá.

A visita do cacique foi para solicitar o apoio do Naturatins em ações de fiscalização na reserva para coibir a extração dos recursos naturais. Dentre os crimes, foram citados a pesca irregular, tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de madeira.

Na oportunidade, o cacique recebeu uma carteira de Vigilante Voluntário do Meio Ambiente, documento que permite ao portador realizar trabalhos de orientação e vigilância em ações contra o meio ambiente para que acione o órgão ambiental através da Linha Verde.

O cacique também recebeu um barco e uma placa informativa sobre leis ambientais a ser colocada em local na área da reserva, e uma cartilha sobre as leis de crimes ambientais.

O diretor de Fiscalização afirmou que o Naturatins, em parceria com a Funai, pretende dar apoio para criação de um posto de fiscalização na reserva indígena.

Linha Verde

O Naturatins possui um canal direto com a comunidade: o Linha Verde. O cidadão pode sugerir reclamar, solicitar informações e denunciar agressões ao meio ambiente. O denunciante pode ligar gratuitamente no telefone 0800-63-1155 e tem a garantia de sua identidade preservada. O serviço também busca minimizar os crimes ambientais de todos os formatos e orientar a população sobre as formas corretas de uso dos recursos naturais.

Fonte: Ascom Naturatins