Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Preocupada com os índices de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Colinas do Tocantins está intensificando o combate a este problema, uma vez que a realidade constatada nos últimos anos é considerada alarmante e que seu crescimento precisa ser barrado.

De acordo com o prefeito do município, o petista José Santana Neto, os números são ruins e o desafio de sua gestão é garantir a cidadania e combater, “de forma implacável” o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “É um desafio para nossa gestão reduzir os índices de abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, bem como, enfrentar a gravidez precoce. E já estamos fazendo isso”, explica o prefeito.

A preocupação de José Santana Neto deve-se ao fato de que o município de Colinas do Tocantins nos últimos tem sido, de acordo com o Sistema Único de Saúde, o segundo maior ponto de prostituição infanto-juvenil do Estado do Tocantins e ocupa ainda o terceiro lugar em caso de doenças sexualmente transmissíveis em crianças com a faixa etária de 10 a 14 anos. Além disso, enfrenta um sério problema, a gravidez em crianças e adolescentes, que representa 30% dos casos de gravidez do município.

Ação

Para reduzir estes índices a Prefeitura de Colinas está desenvolvendo diversas políticas de combate à pobreza, como a implantação do pólo produtor de hortifrutigranjeiros, atraindo indústrias e outras empresas para se estabelecerem no município e também incentivando a produção de leite e o fortalecimento do comércio local. Também já está em andamento o projeto de criação e implantação da Escola Técnica Municipal, uma vez que os índices citados anteriormente são, geralmente, frutos do desemprego e da linha de pobreza que atinge boa parte da população.

Além disso, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), em parceria com a Rede de Apoio a Criança e ao Adolescente está fazendo um trabalho de conscientização sobre o problema de violência, abuso e exploração sexual nos bairros de Colinas, de forma a conscientizar as famílias sobre a importância da proteção do menor e do respeito a sua infância, e também, numa ação repressiva nos focos e nas causas deste problema.

Colinas do Tocantins

O município de Colinas está localizado à margem da Rodovia Federal BR-153 e possui 29.298 habitantes em uma área territorial de 844 km2.

Fonte: Ascom Prefeitura de Colinas do Tocantins