Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dornil Sobrinho

Aconteceu na noite de ontem no auditório do Durval Goldinho a aula inaugural do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã em Porto Nacional. O projeto é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e Município de Porto Nacional.

O objetivo do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é qualificar jovens para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, os alunos também ganham uma bolsa no valor de R$ 100,00 se tiver pelo menos 70% de presença nas aulas. Após a conclusão, o município tem a obrigação de inserir ao menos 30% dos estudantes no mercado de trabalho.

Para a prefeita Teresa Martins (PDT) o Projovem Trabalhador é uma grande chance de se obter uma profissão. “O mercado de trabalho exige que o jovem tenha qualificação e este programa vai dar a oportunidade para ele dar o primeiro passo na vida profissional” – garante ela.

O Programa Projovem Trabalhador é destinado a pessoas que não tenham trabalho formal, que estejam cursando ou tenham cursado ensino fundamental ou médio. As inscrições foram realizadas de 20 de abril a 18 de maio deste ano. Ao todo foram inscritos 500 estudantes nos cursos profissionalizantes para na área de Alimentação, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing, Construção e reparos, Vestuário, e Turismo e hospitalidade.

Os cursos serão ministrados em escolas municipais e vão acontecer no período vespertino e noturno. A carga horária será de 350 horas/aula sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional, distribuída em 24 semanas e serão abordadas matérias como: empreendedorismo, economia solidária, eqüidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, português, matemática e língua estrangeira.

Fonte: Ascom pref. Porto Nacional