Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia será tema de audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza, na quinta-feira, 28, às 9h, na sala 6 da Ala Nilo Coelho.

A região hidrográfica do Tocantins-Araguaia é a mais extensa em área de drenagem totalmente contida em território brasileiro e vive um processo de desenvolvimento socioeconômico que deverá se intensificar nas próximas décadas, principalmente em função das demandas por commodities.

A informação é do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o qual informa ainda, em sua página na internet, que, em razão de seu caráter estratégico, as potencialidades hídrica, agropecuária, mineral, para navegação e geração de energia serão cada vez mais demandadas nesta região.

Elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e aprovado pelo CNRH, o plano será objeto de análise a pedido do presidente da Comissão, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Estão convidados para a audiência representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).

A região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia é a maior do país e situada completamente em território nacional. Suas dimensões equivalem a 1,5 vez a bacia do rio São Francisco.

Em dez anos de funcionamento do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, este é o primeiro plano estratégico de bacia ali aprovado, num trabalho iniciado em 2006. O texto foi elaborado com a participação de representantes das seis unidades federativas banhadas pela bacia: Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Distrito Federal.

De acordo com o presidente da ANA, José Machado, esta é uma significativa ferramenta para ordenar o uso da água na região, podendo contribuir para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na área, que está abaixo da média do país.

Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o plano vai permitir tratar de forma integrada questões como a irrigação, a navegação e a geração de energia na região do Araguaia-Tocantins.

Fonte: Agência Senado