Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama) comemora nesta quinta-feira, 28, seus dez anos de instalação. A solenidade de comemoração será no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas, a partir das 8h30 da manhã.

Dentro da programação será feito o lançamento de um vídeo institucional da Cipama, seguido da renovação do convênio com o Naturatins, assinado pelo comandante geral da PM, coronel Joaídson Torres de Albuquerque e o presidente do Naturatins, tenente coronel Marcelo Falcão Soares.

Também terá uma apresentação teatral de métodos utilizados pela Cipama durante os trabalhos de educação ambiental realizados este ano. Será ainda ministrada uma palestra sobre meio ambiente, pelo educador ambiental Antonio Carlos Santiago, e haverá uma apresentação musical com os catireiros de Natividade.

História

A Cipama foi criada em 1996 e instalada em Palmas no ano 1999. É uma Unidade da Polícia Militar especializada na educação e fiscalização ambiental. O trabalho de fiscalização consiste na realização preventiva do policiamento ambiental por meio de blitz, patrulhamento terrestre e aquático.

As ações da Cipama também incluem o apoio a órgãos parceiros, como Ibama, Naturatins, Ministério Público, Delegacia Estadual de Meio Ambiente, entre outros. Apesar de sua pouca idade, a Cipama já possui 12 pontos fixos de atendimento no Estado. Estas unidades são divididas em três pelotões e nove destacamentos, instaladas nas cidades de Palmas, Caseara, Miracema, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguaína, Aguiarnópolis, Araguatins, Gurupi, Dianópolis, Formoso do Araguaia e Peixe. Além destes pontos de atendimento, a Cipama tem procurado atender a todas as regiões do Estado, por meio de rotas e atendimento a denúncias.

Acreditando que a educação ambiental é a forma mais eficiente de se preservar a biodiversidade e de se utilizar de forma sustentável os recursos naturais, é que a Cipama desenvolve ações voltadas para a sensibilização das pessoas, por meio de palestras, seminários, orientações, projetos ambientais e apoio a pesquisas universitárias. Visando com isto, promover o envolvimento de indivíduos, grupos e organizações, para a reflexão da temática ambiental.

Outra preocupação da Cipama é com a qualificação de seus policiais. Hoje, cerca de 30% do seu efetivo possui formação acadêmica, voltada especificamente para a área ambiental como Engenharia Ambiental, Biologia e Geografia, além de cursos de pós graduação em várias especializações como Educação Ambiental, Gestão Ambiental, e Perícia e Auditoria Ambiental, entre outros.

Fonte: Ascom Polícia Militar