Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na noite do último sábado, 20, após a ligação de um morador do município de Pedro Afonso, distante 214 km de Palmas, um fiscal do Naturatins e um agente da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama), deslocaram-se até a Rua 4, setor Bela Vista, quando encontraram um lobo guará escondido num terreno baldio, ocasião que realizaram a captura do animal.

No domingo, 21, o lobo passou por avaliação física, quando foi constatado que não havia nenhum problema de saúde aparente. Informações de moradores indicam que o animal foi visto várias vezes, durante a noite transitando pelas ruas de Pedro Afonso, vasculhando o lixo dos supermercados locais.

Depois da avaliação física, o animal foi solto no seu habitat natural, distante 30 quilômetros da cidade.

Lobo-guará

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes.