Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

Foi prorrogado para o dia 10 de junho o prazo para os municípios tocantinenses protocolarem os projetos na Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, pleiteando os recursos para investimento na Temporada de Praia e Férias 2009, em seus municípios. A divulgação das praias contempladas será dia 30 do mesmo mês.

A nova data foi anunciada na tarde desta quinta-feira, 28, pela presidente interina da Adtur - Regina Reis, já que até hoje, ultimo dia estipulado pelo edital, apenas cinco municípios deram entrada: Miracema do Tocantins, Taguatinga, São Salvador do Tocantins, Tupirama e Itacajá.

De acordo com Regina, a maior dificuldade apresentada pelos municípios refere-se aos documentos de regularização fiscal, que inviabilizam o repasse de recursos. “Este ano, muitos prefeitos novos tiveram essa dificuldade, 35 procuraram a Adtur, mais os projetos não foram aceitos porque ainda não estavam com a documentação completa. Prorrogando o prazo, estamos atendendo os pedidos dos prefeitos, para que atendam as exigências”, disse Reis, confirmando que a data máxima para que os recursos sejam repassados para as contas das prefeituras é 5 de julho.

Além dos recursos disponibilizados para execução da temporada, a Adtur está realizando capacitações nas áreas de atendimentos, meios de hospedagem e gastronomia nas maiores praias do Estado (Caseara, Araguacema, Araguatins, Peixe, Araguanã e nas praias permanentes de Porto Nacional e Palmas) para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Durante a temporada, os técnicos da pasta também estarão visitando as praias contempladas com recursos e capacitações, para diagnosticar se os recursos realmente foram investidos nas áreas pré- determinadas no edital, 80% em infraestrutura e 20% em divulgação.

Em 2008, o montante disponibilizado pela Adtur também foi de 1,5 milhão. Destes 938 mil foram distribuídos entre 39 municípios contemplados. A expectativa é que este ano a mesma quantidade de municípios consiga os recursos.

A presidente Regina Reis também ressaltou a importância da iniciativa privada realizar as temporadas de praias. “A função do Governo do Estado é fomentar a execução das praias e os municípios devem cuidar da infraestrutura, limpeza, segurança estimulando o associativismo dos barqueiros e barraqueiros”.

Fonte: Secom