Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Pacientes renais da região sul do Estado são atendidos no Centro

Pacientes renais da região sul do Estado são atendidos no Centro Foto: Zacarias Martins

Foto: Zacarias Martins Pacientes renais da região sul do Estado são atendidos no Centro Pacientes renais da região sul do Estado são atendidos no Centro

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Hemodiálise de Gurupi, realiza o II Bazar Beneficente, no horário das 08 às 20 horas na sexta-feira, 05 e das 08 às 12h, no sábado, 06. O bazar acontece na recepção do órgão.

Serão comercializados a preços acessíveis objetos de artesanato, calçados, além de bijuterias, acessórios e roupas em geral, que foram arrecadados ou doados durante o ano pelos funcionários e voluntários do Centro de Hemodiálise.

A enfermeira Alessandra Gonçalves, que integra a coordenação do evento, explicou que a renda será revestida em projetos que beneficiem os pacientes.

Centro de Hemodiálise

O Centro de Hemodiálise de Gurupi foi inaugurado em 19/10/2007 e está localizado na Rua Juscelino Kubtischek (antiga Rua 05), esquina com a Avenida Pernambuco, ao lado do HRG – Hospital Regional de Gurupi. Atualmente atende a 64 pacientes de Gurupi e das cidades de Dueré, Aliança do Tocantins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional e Conceição do Tocantins.

Antes da inauguração do Centro de Hemodiálise de Gurupi, os pacientes renais da região sul do Estado tinham que se deslocar à Palmas três vezes por semana, onde eram atendidos no HGP - Hospital Geral de Palmas.

O diretor-geral do HRG-Hospital de Regional de Gurupi, Washington Patrocínio destaca que além de atender a demanda da região Sul do Tocantins, os pacientes do Centro de Hemodiálise ganham em qualidade de vida. Patrocínio informou que estima-se existir no Brasil, cerca de 70 mil pacientes renais em tratamento, além de outras duas milhões de pessoas com algum problema nos rins. “Se detectadas a tempo, tais alterações poderão ser tratadas e seus efeitos prolongados, antes que se manifeste de forma mais grave. Isso não só garante maior qualidade de vida ao portador de algum problema renal, como minimiza os custos de tratamentos dessas doenças”, finalizou.

Fonte: Ascom HRG