Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A quadrilha junina Caipiras do Borocoxó foi a vencedora do Circuito Junino de Palmas, realizado no final de semana, conquistando a principal vaga do 1º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas. As outras duas vagas do concurso ficaram com a Cafundó do Brejo e Girassol do Cerrado, 1º e 2º lugar, respectivamente. A final do circuito aconteceu no estacionamento da entrada da quadra 307 Norte (antiga Arno 33), no último sábado e domingo, e reuniu cerca de 3 mil pessoas.

A Fundação Cultural de Palmas apoiou o evento, que é uma espécie de preliminar do 17º Arraiá da Capital, marcado para acontecer entre os dias 25 e 28 de junho, do estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto.

Concurso

O 1º Concurso Estadual de Quadrilhas acontece dia 27 e Palmas será representada por quatro quadrilhas, sendo as três melhores do Circuito Junino de Palmas e a vencedora do Arraiá. O gerente de Difusão e Articulação Cultural da FCP, Wilson Alves, explica como funcionará a seleção da vaga, caso a vencedora do Arraiá já esteja classificada para o Estadual, através do Circuito Junino. “O regulamento prevê que a segunda colocada seja convocada para ocupar a vaga no Estadual”, afirma.

O Arraiá da Capital terá quatro dias de programação, de 25 a 28 de junho, ocupando o estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, na região Sul de Palmas, com uma grande estrutura e diversidade em apresentações artísticas, barracas de alimentação, arquibancadas, parque de diversões e barracas de brincadeiras.

Este ano, 22 grupos de quadrilhas palmenses disputam o Arraiá, em duas categorias, escola e comunidade. Além do concurso estadual, a programação do Arraiá da Capital contará também com o Concurso Centro-Oeste de Quadrilhas Juninas, com representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, que acontece no último dia do Arraiá.

Fórum

O Presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas, participa nesta segunda, 15, e terça-feira, 16, da reunião do Fórum Nacional de Cultura, em Brasília. O encontro tem a participação de gestores culturais das capitais brasileiras e o objetivo é discutir questões relacionadas às políticas públicas para a cultura.

Fonte: Ascop