Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Fernando Alves
  • Foto - Fernando Alves
  • Marcelo Miranda Chega ao Paço

A participação do governador Marcelo Miranda (PMDB) no ato cívico realizado na manhã desta segunda-feira, 15, no Paço Municipal de Palmas foi vista por várias lideranças políticas de diferentes partidos presentes no evento, como um importante gesto de aproximação com o prefeito Raul Filho (PT) e que pode render frutos em 2010.

O encontro que teve a participação de alunos da Escola Municipal Anne Frank e o tradicional hasteamento das bandeiras, alem da apresentação da Guarda Metropolitana que realizou um desfile, foi marcado por muita descontração.

A análise é que depois do chega prá lá que a senadora Kátia Abreu (DEM) levou em Araguatins do Secretário Estadual de Assuntos Estratégicos, Paulo Mourão, e depois deste evento no Paço, a tendência de Kátia é ficar cada vez mais isolada. Analisam ainda importantes lideranças, que a senadora sem o governador Marcelo Miranda não é ninguém politicamente, a exceção do que o dinheiro pode fazer.

O prefeito Raul Filho, entretanto, negou qualquer conotação política na presença do governador ao ato cívico. Ele entretanto não soube explicar o real motivo da participação do governador. Inquirido se a presença do governador não poderia representar um ato político disse: “honestamente que não, nós fizemos uma visita ao nosso governador e lá reiteramos este convite, foi um ato que surgiu no momento, então nada está ligado a nada. Isto não tem nada uma coisa com a outra, a presença dele (governador) aqui foi um gesto mesmo de consideração e ele interessou em conhecer este momento”.

O governador Marcelo Miranda também procurou camuflar o objetivo da sua participação no evento ao dizer que estava presente com objetivo de abraçar Raul Filho e os prefeitos do Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (Cometo) que realizariam uma reunião logo após o momento cívico para tratar de assuntos relacionados ao lago da UHE Lajeado.

Apesar das tentativas de evasiva o governador ao ser indagado se poderia, como presidente de honra do PMDB, estimular as conversas com o PT visando as eleições para o governo do Estado em 2010, afirmou: “nunca fugiu isto do nosso dicionário”. Marcelo ainda foi bastante contundente ao dizer que não abre mão da parceria do presidente Lula. “Eu acho que a partir do momento que você compõe uma base, nós que somos da base do governo federal, do presidente Lula, a quem eu sempre tenho dito a todo cidadão, eu não abro mão desta parceria com o presidente Lula”. Segundo o governador, o presidente tem sido um grande companheiro e um grande amigo.

Sobre uma aproximação entre PMDB e PT no Estado o governador ainda disse que “nunca ninguém fechou as portas, as portas sempre foram abertas. Nós não estivemos juntos, estivemos em lados opostos mas sempre nos respeitamos”, afirmou. Marcelo voltou a repetir como em outras oportunidades sobre a boa convivência que sempre teve com Raul, mas lembrou que em 2009 quer discutir políticas públicas “eu só falo sobre candidatura em 2010”, arrematou.

Secretários Estaduais

Acompanharam o governador Marcelo Miranda os secretários da Agricultura, Roberto Sahium; Paulo Mourão, Assuntos Estratégicos; Dorinha Seabra, Educação e Manoel Bueno, Secretário de Governo. Também marcaram presença o presidente do Naturatins, Cel. Falcão e o Cel Bonfim, da Casa Militar.

Vereadores

O legislativo da capital também marcou presença no "momento cívico". Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Palmas Wanderlei Barbosa (PSB), a vereadora Divina Márcia (PTN) e os vereadores Ivory de Lira (PT), Carlos Braga (PMDB), Valdemar Júnior (DEM), Milton Néris (PT), Bismarque do Movimento (PT), Folha (PTN).

(Umberto Salvador Coelho)