Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Severiano Costandrade discursa observado por autoridades

Severiano Costandrade discursa observado por autoridades Foto: Daniel Bezerra

Foto: Daniel Bezerra Severiano Costandrade discursa observado por autoridades Severiano Costandrade discursa observado por autoridades

Foi lançada nesta terça-feira, 16, a segunda etapa do Programa de Formação de Agentes Públicos (Formap). O programa é uma parceria entre o Sistema Educacional Eadcon, o Instituto Brasil + Futuro e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), que atendeu no ano passado mais de 4.300 gestores públicos de aproximadamente 50 municípios tocantinenses.

O programa ganha novas dimensões nesta segunda etapa, aumentando o número de prefeituras atendidas no Estado (em 2008 foram 50 e agora passam a ser 68), elevando o número de participantes e ultrapassando as fronteiras do Tocantins.

Segundo o diretor-presidente da Eadcon e do Instituto Tocantins + Futuro, Carlos Amastha, o sistema, que começou no Tocantins, estará disponível para todas as prefeituras do Brasil e começará a ser implantado em outros países como a Colômbia e em breve será apresentado para todos os países da América Latina.“Sinto-me muito orgulhoso pela parceria que a Eadcon e o Instituto Tocantins + Futuro fez com o Tribunal de Contas do Tocantins, porque o conteúdo elaborado aqui no Tocantins servirá de base para os cursos que serão disponibilizados em todo o Brasil e para os países da América Latina”, revelou Amastha.

O conteúdo do Formap é desenvolvido pelo TCE, por meio do Instituto de Contas 5 (cinco) de Outubro. O programa foi dividido em módulo, que abordam temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, Instrumentos de Planejamento e Orçamento, Procedimentos Aplicáveis às Compras, Gerenciamento de Contratos e Convênios, e Gestão de Bens e Patrimônios.

Todo o programa foi preparado por uma equipe multidisciplinar que oferece, por meio da metodologia de Educação a Distância, todo o apoio pedagógico necessário através dos mais variados meios de comunicação (internet, televisão e material impresso).

Durante discurso, o presidente do TCE do Tocantins, Severiano Costandrade, disse que a filosofia adotada pelo Tribunal é a de educar para prevenir. “Prevenir é ganhar, uma vez que os recursos públicos serão melhor empregados”, avaliou.

Podem cursar os módulos oferecidos os gestores e servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras. Para mais informações, entrar em contato com o Instituto de Contas 5 de Outubro pelos telefones (063) 3232-5950 ou 3232-5963.

Fonte: Assessoria de Imprensa Eadcon