Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Agentes ambientais recebem certificado do Ceste

Agentes ambientais recebem certificado do Ceste Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Agentes ambientais recebem certificado do Ceste Agentes ambientais recebem certificado do Ceste

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, concluiu a formação de 402 agentes ambientais para atuarem como multiplicadores em educação ambiental nos 12 municípios que fazem parte da área de abrangência do empreendimento. A última turma formada foi dos municípios de Itapiratins e Tupiratins (TO), quando 72 novos agentes ambientais receberam seus certificados em recente solenidade realizada na Casa de Cultura de Tupiriatins.

Os novos agentes ambientais municipais são jovens estudantes da rede pública de ensino que participaram de uma capacitação de 40h, promovida pelo Consórcio, por meio da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), instituição contratada para executar o Programa de Educação Ambiental da UHE Estreito. “O curso capacitou os estudantes para que eles sejam fiscais, não no sentido de punir, mas de orientar as pessoas quanto às questões ambientais de seus municípios”, afirmou a educadora ambiental do Nea, Jasle Ferreira de Araújo.

A capacitação de agentes ambientais municipais teve início em abril de 2008, no município de Aguiarnópolis (TO). Em cada capacitação desenvolvida nos 12 municípios, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer temáticas de Educação Ambiental, Desempenho Ambiental, Ecologia, Bioma Cerrado e Postura e Atuação do Agente Ambiental Municipal. “Sabemos que temos um papel importante de conscientizar as pessoas e buscar melhorias para que a gente tenha um ambiente melhor de se viver”, comentou o agente ambiental de Tupiratins, Sidney Pereira.

A assistente social da Gerência de Projetos Sociais do Ceste, Ana Maria Félix de Souza, que participou da solenidade de formatura, ressalta que o Consórcio contribuiu para sensibilizar os jovens sobre a importância da organização social na participação e condução das questões sociais e ambientais. “Os agentes ambientais adquiriram um rico conhecimento sobre as questões ambientais para atuarem como multiplicadores da consciência ecológica em campanhas, eventos, gincanas de educação ambiental de suas próprias comunidades locais e escolares”, frisou.

Depois da formatura, os agentes ambientais de Itapiratins e Tupiratins (TO) foram para Estreito (MA), onde visitaram as instalações da usina e conheceram não só as obras civis do empreendimento, mas também as ações, relacionadas à conservação ambiental, desenvolvidas dentro do canteiro, como o trabalho de coleta seletiva de lixo, a estação de tratamento de esgoto, o plantio de mudas, entre outras ações ambientais.

Agentes Ambientais por municípios:

- Aguiarnópolis-TO: 33 agentes

- Babaçulândia-TO: 29 agentes

- Barra do Ouro-TO: 28 agentes

- Carolina-MA: 59 agentes

- Darcinópolis-TO: 31 agentes

- Estreito-MA: 34 agentes

- Filadélfia-TO: 24 agentes

- Goiatins-TO: 25 agentes

- Itapiratins-TO: 26 agentes

- Palmeirante-TO: 21 agentes

- Palmeiras-TO: 46 agentes

- Tupiratins-TO: 46 agentes

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito