Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

No próximo domingo, 21, aproximadamente 80 missionários se reunirão na Praia do Prata, em Palmas, para a abertura estadual do projeto “Jesus nas Praias”. Promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), o movimento da Igreja pretende despertar nos frequentadores, através da evangelização missionária ativa, uma renovada consciência ambiental. A abertura oficial do evento acontece às 10 horas da manhã, durante Missa a ser Celebrada na praia.

A Santa Missa será presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Palmas, e grande incentivador da ação. A primeira experiência do projeto foi realizada em julho passado na praia de Araguacema. Na ocasião, 85 missionários de todo o estado, atingiram mais de 10 mil pessoas que passaram pela ilha durante um dos finais de semana.

A coordenação arquidiocesana da Renovação Carismática acolhe o desenvolvimento das atividades com muita expectativa. “Espero que este trabalho possa suscitar vida nova, não só para os banhistas, mas também para os missionários. Que a fé testemunhada possa levar todos a um encontro pessoal com o Jesus Ressucitado.“ – Disse Jakeline Parreira, coordenadora arquidiocesana da RCC Palmas. Até setembro o projeto percorrerá Araguacema, Lagoa da confusão e Caseara, sob coordenação da RCC da Prelazia de Cristalândia.

A Proposta

Inspirado pelo projeto “Jesus no Litoral”, que acontece no Estado do Paraná, desde 2004, o “Jesus nas Praias” pretende utilizar de todas as formas possíveis e saudáveis para falar do Amor de Deus às pessoas num espaço apropriado à reflexão e ao descanso. Neste contexto, a fé e a vida se unem gerando transformação social e política, a começar pelo cuidado e preservação do meio ambiente.

Com o apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o projeto oferecerá shows com música católica, com destaque para o cantor Cícero de Jesus, de Araguaína, com músicas reconhecidas no cenário nacional. Além disso, serão oferecidas atividades aeróbicas e apresentações culturais, como teatro e dança.

Distribuídos em equipes, os missionários falarão aos visitantes da importância de se preservar o meio ambiente, distribuirão sacos de lixo e farão arrastão de limpeza pela praia. A abordagem também inclui o anúncio do Evangelho através da aplicação do querigma – primeiro anúncio da Boa Nova: Jesus Ressuscitado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Palmas