Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Dep. Iderval Silva (PMDB), apresentou requerimento nesta terça-feira, 23, que pede a inclusão dos municípios que integram a região do Bico do Papagaio no Programa de Capacitação em Agroextrativismo no Cerrado.

O Programa de capacitação combina a atividade agroextrativista com a agricultura familiar sustentável. Os cursos previstos pelo projeto vão ensinar aos trabalhadores como explorar melhor o potencial econômico das regiões de cerrado onde vivem, retirando de lá parte de seu sustento ao mesmo tempo em que conservam o ecossistema.

Além de garantir uma fonte importante de renda, o agricultor participante estará contribuindo para gestão dos recursos hídricos sem desmatar o Cerrado.

Programa

O Ministério do Trabalho e a organização não-governamental Ecodata lançaram na quinta-feira, 18, na Câmara dos Deputados, o Programa de Capacitação em Agroextrativismo no Cerrado.

Os cursos de capacitação previstos no programa terão carga de 200 horas de aula. Segundo ressaltou o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, os cursos devem ensinar formas de tirar sustento do Cerrado sem degradá-lo.

Esse aprendizado vai incluir formas de beneficiamento de produtos como bombons e outros doces de baru e pequi, a exemplo dos doces de cupuaçu, açaí e castanha já fabricados e comercializados na Amazônia.

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento de Tocantins, Valquíria Rezende, disse que a grande preocupação no estado é de fato com a qualificação da mão-de-obra. Ela ressaltou a importância do programa Troca Solidária, que estimula os produtores rurais do Estado a trocarem seus produtos entre eles, em vez de receberem cestas básicas ou algum outro tipo de assistencialismo.