Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Os membros do Diretório Regional do PT se reuniram na manhã deste domingo, 28, no auditório do Hotel Turim. Mais de 100 filiados entre dirigentes, prefeitos e vereadores participaram da reunião ampliada.

Além de discutir sobre as eleições internas do partido, que ocorrem em novembro, o Diretório analisou a conjuntura política do Tocantins, no que se refere à cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB), ocorrida no último dia 23 de junho.

“Passamos por um momento delicado em nosso Estado, onde nossa sociedade está angustiada devido às incertezas, principalmente em relação à economia. Para o Diretório o momento é serio e muito rico de oportunidades para que as lideranças políticas de nosso Estado possam se mostrar merecedoras das delegações recebidas dos seus liderados e do povo, dando uma demonstração de maturidade e compromisso com os interesses da sociedade tocantinense”, ressaltou o presidente Regional do PT no Tocantins, Donizeti Nogueira.

O Diretório propôs ainda uma agenda de trabalho que começará esta semana, com a realização de reuniões com partidos políticos que compõem a base do presidente Lula, com lideranças dos movimentos sociais, das organizações sindicais, com o objetivo de construir um grande movimento em defesa do Estado do Tocantins, na busca de alternativas para a superação do grave momento.

Ainda durante a reunião, foi apresentado o programa Território da Cidadania. “Este é um programa do governo Lula que articula as políticas públicas em diversas áreas e estabelece um canal de dialogo com a sociedade na tomada de decisões e na aplicação destas políticas nos territórios”, enfatizou o delegado do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário no Tocantins, Leontino Pereira. Atualmente, o programa existe em três regiões do Estado: Bico do Papagaio atende 25 municípios, Sudeste, 21 municípios, e Jalapão, onde atende 8 municípios.

Doutora

A líder das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio e doutora Honoris Causa, título concedido pela UFT, Raimunda Gomes da Silva, também participou da reunião. “A Universidade reconheceu nosso trabalho e quebrou um protocolo. Este título só tem importância porque ele significa o fortalecimento da luta das quebradeiras de coco. Agora sou uma doutora, sem dinheiro, mas doutora e vou continuar na luta, ao lado de quem precisa de ajuda”, frisou.

Prefeitos

Com a presença de sete prefeitos, dos 12 que compõem a legenda, e após exposição do prefeito de Dianópolis, José Salomão, o Diretório encaminhou a Secretaria Geral marcar uma reunião com o presidente da ATM, com o objetivo de discutir sobre o transporte escolar e a questão da distribuição do ICMS.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT