Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Neste final de semana que passou, as Unidades Regionais do Naturatins iniciaram as atividades de fiscalização e educação ambiental em várias praias tocantinenses. A intenção foi orientar e conscientizar visitantes, barqueiros e barraqueiros sobre o uso adequado e sustentável dos atrativos naturais, cuidados com o lixo, preservação de recursos hídricos, combate à pesca e caça predatórias, entre outros temas.

“O trabalho foi altamente positivo, pois foram recolhidos quase 3 mil metros de redes malhadeiras, o que evitará a captura de centenas de peixes. Também levamos educação ambiental para os visitantes das praias e balneários”, destacou o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares.

A equipe da Unidade Regional de Araguatins, extremo norte do Estado, em fiscalização no rio Araguaia, entre o povoado de Bela Vista e o município de Esperantina, recolheu 1.600 metros de redes malhadeiras. Não foi emitida nenhuma multa, pois os proprietários do material predatório não estavam no local. Além da fiscalização, a equipe realizou visitas às praias para orientar visitantes sobre a utilização correta dos recursos naturais e o acondicionamento correto do lixo.

No município de Lagoa da Confusão, região Sudeste do Estado, a equipe do Naturatins realizou blitz no Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal, na BR-225. Técnicos entregaram folder’s educativos e repassaram noções sobre meio ambiente para cerca de 200 pessoas que iriam para os balneários da Lagoa da Confusão e para as praias da Gaivota, em Araguacema, e do rio Pium. Durante a ação, também foram emitidos quatro autos de infração por transporte ilegal de 72 kg de surubim, que tem a captura e o transporte proibido por lei; além de pacu, piranha e sardinha, que estavam com tamanhos inferiores ao permitido.

O pescado vinha de Formoso do Araguaia com destino a Fátima, Cristalândia, Paraíso do Tocantins e Palmas. O infrator foi multado em R$ 3.320,00. Os peixes, conforme prevê a legislação ambiental, foram doados para moradores de bairros carentes de Lagoa da Confusão.

A equipe de Lagoa da Confusão também esteve em Rosalândia para atender uma denuncia feita à Linha Verde do Naturatins (telefone 0800-63 1155). Uma pessoa foi multada em R$ 500.00 por realizar desmatamento em APP – Área de Preservação Permanente.

Fiscais de Arapoema e Colinas do Tocantins, centro-norte do Tocantins, realizaram ações de educação ambiental com cerca de 200 pessoas nas praias dos municípios de Pau D´Arco e Juarina, e de fiscalização no rio Araguaia, que resultou na apreensão 600 metros de rede, uma espingarda e 300 metros de espinhel. Não houve multas, já que os responsáveis pelo material predatório se evadiram do local.

No Sudeste do Estado, a temporada de praias só começa no dia próximo dia 10, mas a equipe da Unidade Regional do Naturatins de Arraias iniciou ações fiscalizatórias e educativas. Foram desenvolvidos trabalhos no rio Paraná, quando foram recolhidos aproximadamente 450 metros de redes. Ninguém foi multado, já que infratores não foram encontrados.

Conscientização

Na região Sul, em Gurupi, a equipe do Instituto realizou trabalhos de educação ambiental na praia da Tartaruga, no município de Peixe, onde o Naturatins possui uma barraca que ficará aberta durante toda a temporada. A equipe focou os trabalhos na emissão de carteira de pesca, além de orientar os visitantes quanto ao exercício legal da pesca, espécies proibidas e os tamanhos permitidos para o transporte.

Com intuito de oferecer segurança aos banhistas, a equipe da Unidade de Regional do Naturatins de Tocantinópolis realizou vistorias nos balneários de Mumbuca e Ribeirão Grande. A visita técnica teve o objetivo de averiguar a estrutura das instalações sanitárias e de recipientes para acondicionamento de lixo. Cerca de 30 barraqueiros foram orientados.

Fonte: Ascom Naturatins