Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

A Adapec - Agência de Defesa Agropecuária assinou na manhã desta quinta-feira, 09, em Palmas, um termo de cooperação técnica com a Aged - Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão. O termo visa à cessão do Sistema de Emissão de GTA – Guia de Trânsito Animal - informatizado utilizado no Tocantins àquele estado, o que vai agilizar e facilitar os trabalhos de defesa sanitária animal.

“Esse é um momento especial para o Tocantins, porque pela segunda vez, cedemos nosso programa para outro Estado. Esta parceria, que chamamos de solidariedade sanitária, vai permitir que o Maranhão, busque a melhoria do seu status sanitário e atinja a meta do Ministério da Agricultura que é tornar o Brasil livre de febre aftosa com vacinação até 2010”, afirmou o presidente da Adapec, Humberto Camêlo.

O diretor geral da Aged, Luís Augusto dos Santos Almeida, explica que o Estado do Maranhão ainda utiliza a emissão de GTA manualmente e a partir de agora pretende fortalecer a economia do Estado. “Nós temos a humildade de recorrer a quem está à nossa frente. Com o novo sistema queremos tornar o processo mais ágil e transparente, para permitir um melhor acompanhamento tanto na arrecadação quanto da sanidade do rebanho.” pontuou.

Segundo o Superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Aires Manduca, a Adapec tem desenvolvido um trabalho de modernização e conscientização que gera resultados positivos. “A Agência está de parabéns por sair na frente levando tecnologia para outros Estados e o Governo do Maranhão por buscar a união de forças” afirmou.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, destacou a importância da troca de experiência e de manter bons relacionamentos com os Estados vizinhos. “O Tocantins é jovem e nós nos sentimos felizes em colaborar com o estado do Maranhão, porque fortalecemos nossa região. Mas devemos ressaltar que o nosso sucesso vem da parceria com o produtor rural, pois ele tem sido nossa prioridade”, declarou.

Sistema

O programa, inicialmente implantado no Paraná e cedido ao Tocantins, foi aprimorado pela coordenadoria de Tecnologia da Informação da Adapec e vem sendo utilizado aqui no Estado desde 2007. O sistema permite a emissão de GTA (obrigatória para o transporte inter e intraestadual de todos os animais) com agilidade e precisão, atualizando com segurança todos os dados cadastrados em tempo real. O Tocantins já cedeu o programa ao estado do Espírito Santo e aguarda a solicitação do estado do Rio Janeiro, que já demonstrou interesse.

Fonte: Ascom Adapec