Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A peemedebista Maria do Carmo Alcântara da Silva, conhecida por Dona Carmem, é a nova prefeita de Augustinópolis, na região norte do Tocantins. Ela venceu neste domingo, 12, as eleições suplementares do município ao receber 4.295 votos (52,28% dos votos válidos), contra 3.850 (46,87%) de Dejanira de Almeida Pereira, a Deja, (DEM). Em terceiro lugar ficou Carlos Augusto Souza e Silva (PPS), com 70 votos (0,85%).

Augustinópolis possui 10.862 eleitores. Destes 8.626 compareceram às urnas. 72 votos foram em branco e 339 nulos, com 2.090 abstenções.

A eleição

A eleição foi precedida de uma campanha acirrada entre os simpatizantes de Dona Carmem e os de Dijanira de Almeida. Houve acusação de ameaças e de tentativas de compra de votos durante os últimos dias da campanha, por ambas as partes.

A nova eleição no município foi determinada depois que o eleito em 5 de outubro, Antônio Cayres de Almeida, o Antônio do Bar (PSDB), teve o registro da candidatura cassado por compra de votos e de abuso de poder econômico.

O juiz da 21ª Zona Eleitoral do Tocantins decidiu pela cassação ao entender os atos teriam sido efetivamente praticados por Antônio do Bar. Após a finalização da fase recursal foi determinada a realização da nova eleição.

A prefeitura da cidade vem sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins de Almeida (PT).