Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Após reconhecimento do trabalho desenvolvido com o babaçu na região do Bico do Papagaio, renomados profissionais começam agora a coleção de capim dourado com artesãos em Ponte Alta do Tocantins.

Desde o dia 09 de julho está reunida no município de Ponte Alta do Tocantins, distante de Palmas 170 km, uma equipe de profissionais (artistas plásticos, decoradores, designers e analistas do Sebrae) e cerca de 50 artesãs para desenvolver uma nova coleção com o capim dourado.

Contratados pelo Sebrae Tocantins estes profissionais realizam uma consultoria tecnológica em design de produtos para artesãs da Associação de Artesãos de Ponte Alta com o objetivo de criar a coleção de produtos artesanais em capim dourado. Os consultores orientam as artesãs desde a confecção de novos produtos até o levantamento de custos para estabelecimento de preços de mercado.

Para a presidente da Associação, Gilbertina Aires Ribeiro, a competência do Sebrae agrega não só valores, mas também credibilidade à comunidade. “Já tivemos aqui vários projetos que foram, mas, este é diferente, pois a equipe do Sebrae trouxe fundamentação para o nosso trabalho e temos certeza dos bons resultados”, comentou a presidente.

Anteriormente, a instituição havia trabalhado com os artesãos por meio de cursos que ensinam o manejo do capim dourado, a época e forma da colheita, acondicionamento dos produtos, entre outros. E agora, uma consultoria visando à preparação para novos mercados, criação de produtos diferenciados, uma marca própria para a coleção trás boas e novas expectativas. Segundo a presidente “é uma honra e motivo de muito orgulho para a nossa Associação contar com o SEBRAE e ter esses profissionais aqui conosco. Nosso desejo de progredir aumentou muito com esta capacitação”.

Para a artesã Raimunda Pereira Lisboa, primeira presidente da Associação, a consultoria proporciona a continuidade do trabalho desenvolvido por elas. “Os novos modelos darão ao capim dourado uma importante sequência. Vamos mostrar para as pessoas que o nosso trabalho é bom, e que a nossa matéria-prima não vai acabar nunca”, comenta a artesã.

A programação da Consultoria no período de 09 a 18 de julho propõe diversas atividades, entre elas uma visita da equipe dos profissionais para conhecimento da região do Jalapão e no atelier dos artesãos; organização das oficinas; Vivência: Desenvolvimento da Coleção de produtos de Capim Dourado; Oficina de Design Gráfico para desenvolvimento dos produtos especificados; Oficina de Gestão e Qualidade e Apresentação dos resultados gerados com exposição da coleção desenvolvida.

Com o objetivo de acompanhar o trabalho da Vivência: Desenvolvimento da Coleção, a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Mila Jaber, pode compartilhar dos resultados já alcançados. “É impressionante perceber a motivação de todos aqui. Os consultores conseguiram em um curto período implantar uma nova percepção do artesanato. As artesãs têm agora uma nova visão do produto criado por elas”, comentou a diretora.

A proposta da instituição está sendo alcançada. Segundo a diretora, o Sebrae viu no capim dourado a mesma oportunidade de mercado que o babaçu. “O que precisávamos era de um trabalho bem elaborado, consistente e com reais possibilidades de mercado. E essa consultoria abriu o horizonte para as artesãs e elas agora podem sonhar mais alto”, concluiu Mila Jaber.

Marcelo Rosenbaum comentou a respeito do trabalho com as artesãs. “Estou impressionado com a rapidez que elas percebem as coisas. São inteligentes e atentam a todas as instruções. Na verdade, aqui, aprendo mais do que ensino. É uma troca fantástica”, diz o arquiteto.

O projeto do Sebrae visa à elaboração de cerca de 50 peças produzidas com capim dourado, o registro fotográfico e em vídeo de toda a Consultoria, desde a região do Jalapão, das oficinas, da Vivência, das artesãs e dos produtos. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Paulo Massuia, o trabalho possibilitará uma melhor divulgação do que é efeito pelas artesãs tocantinenses. “Com essa orientação e consultoria, as artesãs poderão ter mais qualidade nos produtos e com isso ampliar as negociações”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, salientou a importância do Sebrae nesse processo. “A nossa instituição tem esse compromisso, buscar condições para que os pequenos negócios dêem certo, a exemplo do artesanato. A produção e os produtores precisas ser melhor orientados, fortalecendo a cadeia produtiva e oferecendo peças com mais qualidades, e com isso uma maior ampliação de mercado”.

Equipe

Composta por renomados profissionais de arquitetura, decoração, designer, fotografia e cinegrafia a equipe é formada pela artista plástica e designer Heloísa Crocco, o arquiteto Fernando Maculan (desenvolve trabalhos para a TOK & STOK), designer Marcelo Drummond, arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum (responsável pelo quadro Lar Doce Lar, no programa Caldeirão do Huck, TV Globo), designer multimídia Thomaz Sellins (com trabalhos desenvolvidos no Brasil, na França e na Colômbia), o fotógrafo Fábio Del Re (trabalha com a memória das atividades de sobrevivência de diferentes comunidades). Do Tocantins temos a arquiteta Juliane Scolari Gosch, a designer Hemly Barsch, a designer Ada Gabriela Costa Santos e a analista do Sebrae Celina Soares.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae