Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Tocantins registrou 33.978 inscritos no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio de 2009. Em todo o país, foram 4.576.126 de inscrições, número registrado até as 23h59 deste domingo, 19, quando o prazo foi encerrado. Ao longo dos 35 dias em que o sistema esteve disponível na internet, foram registrados 6.761.646 de acessos.

Os estudantes têm até o dia 22 para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. São isentos do pagamento estudantes de escolas públicas. Os candidatos que pediram isenção da taxa devem confirmar se tiveram a reivindicação atendida. Caso contrário, precisam fazer o pagamento no prazo determinado.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios, com 180 questões de múltipla escolha. A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2010. Neste ano, o Enem servirá como forma de ingresso em cerca de 40 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação, entre elas a UFT – Universidade Federal do Tocantins. A prova também é obrigatória para quem quer concorrer a uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos), do governo federal.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), cujo objetivo era avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

Fonte: Secom