Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 200 impactados pela barragem de Estreito, organizados no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), montaram um acampamento em frente ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito - UHE Estreito, que fica na BR-010, entre os Estados de Tocantins e Maranhão e está sendo construída pelo CESTE - Consórcio Estreito Energia. Os manifestantes pretendem ficar no local até que suas reivindicações sejam atendidas.

Em janeiro, os impactados realizaram uma assembleia para tratar dos problemas causados pela construção da hidrelétrica e construir uma pauta de reivindicações. Alguns itens da pauta são: definição coletiva dos critérios gerais para realização das indenizações; reassentamentos para todos os ocupantes, meeiros, arrendatários; participação direta dos atingidos organizados nas negociações, etc.

Segundo levantamento do MAB, a usina vai atingir cerca de 5 mil famílias, em 12 municípios. No entanto, para o Ceste, são apenas 2 mil pessoas impactadas. O consórcio pretende indenizar apenas aqueles que são proprietários de terras e não reconhece os que têm profissões ligadas ao rio como, os pescadores, barraqueiros e quebradeiras de côco. O MAB também alega que as indenizações propostas pelo Ceste são inferiores às da barragem da UHE Peixe Angelical e UHE São Salvador, também construídas no rio Tocantins.

O consórcio Ceste - formado pelas empresas Suez Energy International, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa Energia - já foi alvo de seis ações judiciais, uma delas movida pelo MAB em parceria com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Posição do Ceste

Através de nota a diretoria do Ceste informa que está adotando todas as medidas cabíveis para que esta manifestação não acarrete em prejuízo do funcionamento das obras de construção da Usina Hidrelétrica Estreito, sobretudo no que concerne à segurança dos trabalhadores e dos próprios manifestantes.

Ainda segundo a nota, o Ceste cumpre todas as suas obrigações sociais e ambientais, vem mantendo diálogo constante com a comunidade e até o momento nenhuma reivindicação foi encaminhada pelos manifestantes - 150 segundo o consórcio.

Atualizada às 12h40 do dia 23/07/2009